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Alimentos ricos em proteínas

Descubra a importância da proteína para sua saúde e quais alimentos são boas fontes desse nutriente

em 16/09/2014

Foto: Thinkstock

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As proteínas têm papel fundamental na alimentação de qualquer pessoa. São extremamente necessárias dentro e fora das células pois cumprem as mais diversas funções no nosso organismo. Para quem pratica alguma atividade física, elas são ainda mais importantes.

Além de fornecer energia para o corpo, as proteínas são responsáveis pela constituição do que chamamos de massa corporal magra. As principais funções das proteínas no nosso organismo são constituir os músculos, os hormônios que regulam o funcionamento de diversos órgãos do nosso corpo e formar os anticorpos que protegem nosso corpo de agentes agressores.

Nosso corpo não fabrica quantidades suficientes de proteína para manter e/ou proporcionar o ganho de massa muscular e garantir os benefícios desse nutriente à saúde, por isso, é preciso suprir essa necessidade através da alimentação.

Uma dieta rica em proteínas combinada com exercícios favorece o emagrecimento saudável. Isso porque os dois trabalham juntos para eliminar os quilos extras sob a forma de gordura, e não de massa muscular.

Mas nada de exageros. A proteína também é responsável pelo ganho de músculos e, na intenção de ter um corpo definido, algumas pessoas acabam ultrapassando a quantidade adequada de consumo. Qualquer nutriente quando consumido de forma excessiva pode gerar prejuízos à saúde, com a proteína não é diferente.

Onde encontrar as proteínas?

Os principais alimentos ricos em proteínas são as carnes, queijos e ovos. A carne vermelha, a carne de frango e de peixe possuem grandes quantidades desse nutriente. Escolha as menos gordurosas e inclua no seu cardápio.

Quem não come carne deve compensar ingerindo alimentos alternativos. Uma das opções é o ovo, que possui uma proteína chamada albumina. A proteína do ovo tem alto valor biológico e é muito consumida por atletas. Já a proteína do leite é considerada nobre, pois é a que tem melhor absorção no organismo.

Os cereais integrais, os feijões, diversos legumes e vegetais folhosos também possuem proteínas, embora em quantidades menores que os outros alimentos. Mais importante que incluir alimentos com proteínas na dieta, é manter um consumo regular para garantir o bom funcionamento do corpo.

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