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Alimentos para repor as energias logo após o treino

Saiba que tipos de alimentos adicionar no cardápio pós-treino para recuperar as energias de forma saudável

em 30/04/2013

Durante as atividades fisicas, o corpo humano sofre uma série de pequenas lesões musculares e um gasto energético elevado, por isso é necessário “devolver” o que foi perdido através de uma alimentação correta e balanceada. Saiba agora quais são os melhores alimentos para repor as energias logo após o treino.

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são fundamentais para o nosso corpo, principalmente para quem pratica atividades físicas. Elas são extremamente necessárias dentro e fora das células para cumprirem as mais diversas funções no nosso organismo. Os alimentos ricos em proteínas devem ser consumidos logo após o treino pois ajudam a fornecer energia para o corpo e são responsáveis pela massa corporal magra.

Além disso, as proteínas exercem outras funções no nosso organismo, como constituir os músculos, os hormônios que regulam o funcionamento de diversos órgãos do nosso corpo e formar os anticorpos que protegem nosso corpo de agentes agressores.

Alimentos ricos em carboidratos

Os alimentos ricos em carboidratos ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue e o suprem a energia necessária para manter os músculos fortalecidos.

É recomendado priorizar o consumo de carboidratos mais complexos antes das atividades físicas, já que a digestão é mais lenta e assim, eles fornecem energia por mais tempo. Logo após o fim do treino, opte por carboidratos de queima rápida para uma reposição de energia imediata no organismo.

Os pães, cereais, verduras, massas, arroz e frutas são ricos em carboidratos, por isso logo após do treino prefira refeições como lanches naturais com atum, ovos mexidos, suco de frutas naturais, água de coco, leite, frutas, verduras e legumes, sopas, gelatinas e chás.

Para não esquecer!

Além de consumir os alimentos certos para repor a energia logo após o treino, o consumo de água de forma fracionada durante as atividades físicas é fundamental, pois o corpo perde muito líquido através da transpiração e é necessário hidratá-lo.

E se a intenção é emagrecer praticando os exercícios físicos, vale a recomendação alimentar dando preferência às proteínas e carboidratos, porém é necessário esperar 30 minutos logo após o treino para ingerí-los. Isso porque durante e depois de praticar uma atividade, há um aumento do metabolismo basal, que continua queimando as calorias do corpo. Após o tempo estimado, a refeição pode ser feita sem problemas.

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