Alimentos para combater a pressão alta

Saiba o que ingerir para não agravar casos de hipertensão

Por Carolina Werneck
Atualizado em 25/09/2013 14:40
alimentos para combater a pressao alta Alimentos para combater a pressão alta

Foto: Thinkstock

A pressão arterial é a força com que o sangue passa por nossas artérias durante a circulação. Ela é considerada alta sempre que estiver igual ou acima de 140mm de Hg, no máximo e 90mm de Hg, no mínimo. Quando a pressão for sistematicamente alta, observando-se registros contínuos, considera-se a hipótese de que a pessoa sofra de hipertensão arterial.

As causas da hipertensão são as mais diversas, tais como predisposição genética ou condições próprias de cada organismo, mas ela pode ser acentuada por hábitos nocivos à saúde como o tabagismo, a má alimentação, a obesidade e o sedentarismo. O número de casos entre os homens é mais elevado que entre as mulheres.

Caso a pressão se eleve demais, podem ocorrer derrames ou infarto do miocárdio. Outros efeitos da doença são a insuficiência cardíaca e renal e, em alguns casos, até mesmo alterações na visão – que podem eventualmente levar à cegueira, de acordo com o cardiologista Lucas Velloso Dutra.

A doença é ainda mais perigosa, quando se considera o fato de ser praticamente assintomática, exceto em casos mais avançados. Sintomas como dor de cabeça, cansaço, dor no pescoço, dor nos olhos, sensação de peso nas pernas ou palpitações são erroneamente citados como alertas de que a pressão pode estar elevada.

Embora, de fato, a hipertensão possa causar essa sintomatologia, um indivíduo pode ser hipertenso e não apresentar sintoma algum. A única forma de descobrir se você é portador do problema é medir a pressão com frequência regular.

O controle é feito através de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta balanceada, a perda de peso – nos casos de obesidade, o abandono do cigarro e de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos. A prioridade, no entanto, deve mesmo ser a alimentação. O Dicas de Mulher preparou uma lista com os alimentos ideais para quem sofre com a hipertensão arterial.

Frutos do mar, linhaça e peixes gordurosos

São alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3, que são protetores naturais das funções cardíacas, regulando a pressão e auxiliando na circulação sanguínea.

Abacate, banana, batata, quinoa

Fontes de potássio que, segundo pesquisas, ajuda a controlar a pressão arterial.

Brócolis, frutas cítricas e silvestres, pimentão

A principal contribuição desses alimentos para o controle da hipertensão é a Vitamina C, que dilata os vasos sanguíneos e contribui na eliminação de toxinas como o chumbo, que aumenta a pressão. O brócolis, assim como a couve, o espinafre, o figo e os laticínios, também é fonte de cálcio. Níveis baixos deste componente são associados a um maior risco de desenvolver hipertensão.

Aspargo, lentilha, romã

Devido à presença de grande quantidade de fibras alimentares, esses alimentos são frequentemente relacionados a baixos níveis de pressão.

Portadores de pressão arterial elevada devem evitar o consumo de sódio, presente principalmente no sal. A quantidade recomendada é de 2400mg de sódio por dia, para indivíduos saudáveis. Pessoas diagnosticadas com hipertensão devem consumir ainda menos que isso, evitando assim um agravamento do quadro. Em casos mais acentuados há a possibilidade de uso de medicamentos.