Alimentação para diminuir os sintomas da TPM

Saiba quais alimentos devem ser evitados e os que devem ser fazer parte do cardápio no período que antecede a menstruação

Por Andressa Dias
Atualizado em 26/06/2012 15:45

alimentacao adequada tpm 300x200 Alimentação para diminuir os sintomas da TPMTodo mês, muitas mulheres passam pela sofrida tensão pré-menstrual e com ela, geralmente vêm os desagradáveis sintomas como cólicas, retenção de líquidos, irritabilidade, ansiedade, enxaqueca, dor nas pernas e também nos seios.

Mas conseguir alívio para o desconforto causado neste período pode ser mais fácil do que se imagina. A alimentação pode ser uma grande aliada para amenizar os sintomas da TPM, já que quase todos eles têm alguma relação com nutrientes que podem estar em falta ou em excesso no organismo. E aí, é só fazer alguns ajustes.

O que evitar

É normal que durante a TPM a mulher sinta uma forte vontade de consumir chocolate devido à ansiedade e irritabilidade presente neste período. Mas embora o chocolate tenha propriedades calmantes, ele pode agravar ainda mais estes problemas. Também é aconselhável evitar salsicha, presunto, enlatados e alimentos ricos em sódio como caldo de carne e molho inglês. Limite o consumo de açúcar, doce, geleia e mel para o máximo de uma vez por semana.

O que incluir

Aproximadamente dez dias antes da menstruação, ocorre uma baixa de cálcio, magnésio e vitamina B6 no organismo da mulher. Portanto, alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte e queijo branco devem ser incluídos na alimentação para diminuir os sintomas da TPM. Prefira as versões desnatadas e menos gordurosas.

O chocolate como fonte de magnésio, pode ser substituído por alimentos mais saudáveis como abacaxi, manga, milho, beterraba e os vegetais verdes. A vitamina B6, por sua vez, pode ser encontrada nas carnes, no levedo de cerveja, na lentilha, nos grãos integrais, na batata e na banana.

Aconselha-se ainda consumir mais alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas, pois eles auxiliam na eliminação do estrogênio, hormônio que é o principal responsável pela TPM. Além disso, a ingestão de ginko biloba e óleo de prímula, ricos em ácidos graxos, contribui com a diminuição dos inchaços.

É importante que a mudança nos hábitos alimentares seja acompanhada de exercícios físicos que devem ser sempre praticados sob orientação de um profissional. Outra dica de como amenizar os sintomas da TPM é reforçar o consumo de água, sucos e chás para evitar a retenção de líquidos.