Alimentação da mãe durante a amamentação

Manter um cardápio saudável depois do parto garante saúde para a mãe e para o bebê

Por Alessandra Busko
Atualizado em 03/04/2013 14:12

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Manter uma boa alimentação durante a gravidez é fundamental. Mas para que o bebê cresça forte e saudável, os cuidados com a alimentação devem ser estendidos ao período de amamentação.

Tudo o que a mãe ingere vai para o bebê através da leite. Portanto, uma alimentação saudável e com os nutrientes necessários oferece benefícios tanto para a mãe como para a criança.

Uma das preocupações das mulheres logo após o parto é eliminar os quilinhos a mais ganhos na gestação, e para isso, muitas acabam fazendo dietas malucas que podem prejudicar a saúde. O ideal é que as novas mamães sigam uma dieta bem elaborada e rica em alimentos que sejam fontes de proteínas, cálcio e ferro.

As frutas como laranja, melão, maçã, pêssego e ameixas, as verduras, cereais e grãos integrais também não podem faltar no cardápio de uma alimentação correta na amamentação.

O leite e seus derivados também devem ser consumidos, mas apenas nas versões magras, que são absorvidas mais facilmente pelo organismo.

Para ajudar na produção da quantidade de leite necessária para a criança, consuma de 8 a 12 copos de água por dia.

O organismo da criança corresponde através da alimentação feita com o leite materno. Por isso, para evitar o desconfortos no bebê como cólicas, falta de sono, diarréia e gases constantemente, é preciso evitar ao máximo o consumo de alimentos ricos em cafeína como refrigerante, chá, café e chocolate.

Modere também o consumo de alimentos com condimentos como pimenta, alho e canela, o leite de vaca, soja, ovos, feijão, trigo, nozes e vegetais que causam perturbações gastrintestinais como a couve, brócolis, milho, repolho e pepino. O consumo de álcool e nicotina também vão para o leite materno, por isso é totalmente proibido durante essa fase.