Alimentação correta para ter mais disposição

Quer dar uma injeção de energia na sua vida? Saiba como fazer isso consumindo os alimentos certos

Por Andressa Dias
Atualizado em 30/04/2013 18:36

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O estilo de vida que levamos atualmente e a sobrecarga de responsabilidades e atividades que temos diariamente tem feito as pessoas se sentirem cada dia mais cansadas e com menos energia até mesmo para atividades prazerosas.

Além da falta de sono, problemas como estresse e ansiedade gerados por esse estilo de vida, a alimentação inadequada contribui para piorar a situação. Sendo assim, é essencial investir um pouco do seu tempo para se alimentar de forma correta e se beneficiar do que a alimentação correta pode te trazer.

Existem alguns alimentos que podem te ajudar a ter mais energia para fazer as atividades do dia-a-dia sem se sentir exausta. Os alimentos que dão energia não estão longe do seu alcance e podem ser consumidos sem que você precise gastar muito tempo com o preparo.

Para se sentir mais animada e cheia de energia, inclua no seu cardápio alimentos ricos em ômega-3. Quando presente na alimentação, o ômega-3 estimula o metabolismo, fazendo com que você se sinta mais disposta. Peixes como salmão, anchova e atum são recomendados.

Alimentos que contenham o aminoácido chamado tirosina também colaboram com a melhoria da disposição, pois esse aminoácido está ligado à liberação de adrenalina e dopamina. Esses neurotransmissores, por sua vez, provocam uma sensação de alerta, disposição e bem-estar. A tirosina pode ser encontrada em alimentos como peixes, carnes magras, nozes, castanhas, leite, iogurte, queijos magros, tofu e ovos.

Quando os níveis de ferro no organismo estão baixos, é normal que o corpo reaja com a sensação de cansaço e falta de disposição. Por isso, recomenda-se adicionar alimentos ricos em ferro na sua alimentação, como beterraba, fígado, espinafre, feijão e nozes.

Produtos derivados do leite, como iogurte e o próprio leite são ricos em uma substância chamada triptofano. Essa substância desencadeia a produção de serotonina no organismo, o que dá mais ânimo e de quebra ainda melhor o bom humor. Peito de peru também contém a substância e pode ser incluído de forma saudável em lanches.

Mudar o cardápio nem sempre é tarefa fácil, por isso sugerimos uma estratégia: comprometa-se a incluir um desses alimentos a cada refeição que fizer. Assim, aos poucos você muda os hábitos alimentares e logo começa a sentir os benefícios que uma alimentação rica pode proporcionar.

Vale ressaltar ainda que uma maneira fácil de se manter sempre ativa, é fazer pequenas refeições ao longo do dia incluindo os alimentos sugeridos. Você pode, por exemplo, intercalar pequenos lanches entre as refeições principais com um pote de iogurte ou um lanche light com peito de peru.

Cuidar da alimentação é importante, porém se você não se cuidar nos outros aspectos da sua saúde física e emocional, a alimentação correta não fará milagres. Portanto, invista em um estilo de vida saudável: pratique exercícios, durma oito horas por dia e mantenha o estresse longe da sua vida.