Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Alimentação contra prisão de ventre

Frutas ricas em fibra são alguns dos alimentos recomendados para quem sofre com a constipação

em 06/02/2012

A alimentação desempenha em papel de suma importância quando se trata de assuntos intestinais. As reações que o seu intestino têm dos alimentos que você consome podem dizer muito a respeito de como anda sua saúde.

A prisão de ventre é uma reação bastante incômoda que geralmente acontece devido à má alimentação ou à alimentação irregular.

Além do desconforto interno e das dores que ela causa, o inchaço que fica na região abdominal adiciona mais um ponto negativo a esse problema.

Para evitar esse incômodo intestinal, é preciso fazer exercícios regulares e cuidar da alimentação. Confira os alimentos que você deve acrescentar às suas refeições para evitar o problema e dicas úteis a respeito da prisão de ventre.

Hidrate-se consumindo bastante água

Além de deixar sua pele bonita, consumir água ajuda a facilitar o processo de digestão e impede que as fezes fiquem ressecadas, o que pode causar grande desconforto.

Inclua frutas no cardápio

O bagaço das frutas ajuda a produzir o bolo fecal. As frutas que são ricas em fibras, ainda, favorecem a regularização do funcionamento do intestino e promovem a retenção de líquidos – o que evita que as fezes fiquem secas.

Recomenda-se ingerir laranja e mexerica com o bagaço e, também, frutas ricas em fibras como maçã, morango e a polpa do maracujá. Lembrando que quanto maior o consumo de fibras, maior deve ser a ingestão de água para evitar que as fibras deixem o bolo fecal ressecado.

Iogurtes também ajudam a evitar a prisão de ventre

Os iogurtes têm papel importante na facilitação da digestão. Atualmente, muitas empresas do ramo alimentício já disponibilizam iogurtes em versões específicas, ricas em fibras, para quem sofre com a prisão de ventre.

Além disso, o consumo dos probióticos presentes nos iogurtes ajuda a regular a flora intestinal e promove melhoria no sistema imunológico. Iogurtes, quando consumidos com frutas como a ameixa, ajudam ainda mais a melhorar o funcionamento do intestino.

Acrescente alimentos crus e alimentos integrais à sua dieta

Acrescentar verduras e legumes ao cardápio garante alimentação rica em fibras e vitaminas, essenciais para um processo digestivo saudável. Substituir alguns alimentos por seus respectivos integrais também é uma ótima opção para quem quer se alimentar melhor sem excluir certos alimentos da sua refeição.

Alguns exemplos do que você pode consumir na sua forma integral incluem arroz, trigo, aveia, granola, pão e milho. Fazendo essas substituições você já garante uma melhoria no funcionamento do seu intestino.

Alimentos que você não deve ingerir em excesso

Alguns alimentos quando consumidos podem dificultar o processo de digestão e ressecar as fezes. Portanto, evite ingerir em excesso alimentos como bolachas e biscoitos que não são integrais, frituras e sobretudo os doces muito açucarados.

Tomando esses cuidados, você evita a constipação e percebe inclusive que o bom funcionamento do intestino promove a beleza da pele, deixando-a radiante e saudável. Sendo assim, vale a pena investir em uma alimentação equilibrada para evitar problemas intestinais.

Comentários
Dicas relacionadas