Alergia a produtos de limpeza

Se perceber alguma irritação na pele ou desconforto ao utilizar produtos de limpeza, fique atenta, pode ser alergia

Por Alessandra Busko
Atualizado em 26/07/2013 18:28

alergia a produtos de limpeza Alergia a produtos de limpeza

A alergia a produtos de limpeza ou dermatite de contato é um tipo de irritação alérgica que se dá na pele devido ao contato direto ou até mesmo pelo cheiro de algumas substâncias encontradas em produtos como detergente, água sanitária, alvejante, entre outros.

O problema é muito comum, pois a pele é muito sensível e quando fica em contato direto com algumas substâncias dos produtos, reage dessa forma. Os sintomas da alergia a produtos de limpeza pode surgir na região dos braços, mãos e até mesmo nas unhas.

Os principais sinais são coceira, lesões secas, vermelhidão, descamações na pele, inchaço e dificuldade para respirar. Em casos mais críticos, pode provocar visão turva e pressão alta.

Se perceber alguma irritação na pele ou desconforto ao utilizar produtos de limpeza, é preciso procurar imediatamente um médico especialista no assunto para identificar o agente que está provocando a irritação na pele e diagnosticar os medicamentos ideais para aliviar os sintomas evitando que eles reapareçam.

Fique calma, não é preciso ficar desesperada achando que nunca mais vai poder fazer uma faxina em casa. Geralmente, o tratamento da alergia a produtos de limpeza pode ser feito apenas com a aplicação de um creme com corticoides.

Como se prevenir da alergia a produtos de limpeza

O melhor é evitar o contato direto com qualquer tipo de produto químico, mas sempre que precisar utilizá-los, proteja as mãos com luvas vinil. Mesmo assim, lave bem as mãos usando sabonete neutro assim que terminar a faxina. Não se esqueça de lavar também o antebraço para evitar a irritação caso tenha escorrido o produto por dentro das luvas. Em seguida, aplique um creme sem perfume para manter a pele macia.

Outra forma de evitar a dermatite de contato ou crises alérgicas, é usar alternativas para deixar a casa sempre limpa e longe dos germes e bactérias.

O bicarbonato de sódio é excelente para fazer a limpeza da casa. Mesmo sem ação desinfetante, essa substância tem o poder de desengordurar fogões, pias, paredes e retirar o odor de dentro da geladeira. Outra dica é usar o vinagre branco para limpar a casa, já que ele não tem cheiro e é ótimo para eliminar as bactérias, principalmente do banheiro.

Pano umedecido com sabão de coco pode ser passado no chão para evitar que a poeira se espalhe pelo ar. Já o limão, é eficaz para retirar sujeiras difíceis e a glicerina é uma grande aliada no combate ao mofo.

Os produtos de limpeza caseiros, além de econômicos, são tão eficazes quanto os demais e garantem a limpeza dos ambientes com a vantagem de que possuem substâncias mais suaves que os industrializados. Ou seja, o risco de provocarem alergia é menor.