Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Água de gengibre emagrece e ajuda na digestão: aprenda a receita

Saiba como preparar e consumir a bebida que ajuda a perder peso, queima gordura e ainda melhora a digestão

em 10/02/2017

Foto: iStock

Se você está tentando perder alguns quilinhos, você precisa conhecer a dica da água de gengibre. Além de ajudar no processo de emagrecimento, essa bebida facilita a perda de gordura da região abdominal e ainda traz outros benefícios para a saúde.

O sabor picante característico do gengibre é o segredo para os benefícios dessa raiz. Esse sabor vem do gingerol, o principal óleo essencial presente na raiz, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O poder emagrecedor do gengibre é derivado de suas propriedades termogênicas – ou seja, ele é capaz de fazer a temperatura corporal se elevar, o que resulta em uma aceleração do metabolismo e no aumento da queima de gordura.

Além disso, o gengibre é um excelente aliado para tratar problemas de digestão. O consumo de gengibre antes das refeições contribui para o esvaziamento do estômago, diminuindo problemas como dor e queimação.

Uma das formas de incluir o gengibre no seu dia a dia e aproveitar todas as vantagens oferecidas por ele é consumir a água de gengibre. Aprenda a preparar:

Ingredientes

  • 4 ou 5 rodelas de gengibre (ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre);
  • 1 litro de água gelada.

Modo de Preparo

Adicione o gengibre à água e beba durante o dia. As rodelas de gengibre devem ser trocadas diariamente para que não percam o efeito.

Se preferir, você pode adicionar outros ingredientes com propriedades benéficas ao organismo e que também conferem mais sabor à receita:

  • suco de 1 limão, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
  • 5 rodelas de pepino, que é diurético, refrescante e calmante;
  • 1 pau de canela, que tem efeito termogênico.

Outros benefícios do gengibre

Além de auxiliar no emagrecimento e na queima da gordura abdominal, o gengibre oferece várias outras vantagens para a nossa saúde:

Alívio das náuseas

Foto: iStock

O gengibre auxilia no combate às náuseas causadas por movimento (como em viagens de barco ou navio), decorrentes de anestesia geral em cirurgias, resultado do efeito colateral de quimioterapia no tratamento do câncer e também as náuseas durante a gestação.

Diminuição do nível de açúcar no sangue

Foto: iStock

Uma pesquisa realizada em 2015 revelou que o consumo de 2 gramas de gengibre por dia diminui os níveis de açúcar em pacientes com diabetes do tipo 2 (aquele em que o corpo produz pouca insulina ou é resistente a ela). Assim, o gengibre se mostrou um bom aliado para controlar a taxa de glicose sanguínea.

Redução das cólicas menstruais

Foto: Pixabay

O consumo de gengibre nos três primeiros dias do ciclo menstrual é capaz de aliviar as cólicas, agindo de forma semelhante ao ibuprofeno e ao ácido mefenâmico.

Com tantos benefícios, você tem muito a aproveitar tomando a água de gengibre. Além de se hidratar e aliviar o calor, você estará fazendo bem ao seu organismo.

Comentários
Dicas relacionadas