Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

A inveja no ambiente de trabalho

Como lidar com os invejosos de plantão que atrapalham a convivência no ambiente de trabalho

em 16/01/2012

Sabe aquele ditado popular: “A grama do vizinho é sempre mais verde”? Ele traduz com sabedoria um dos sete pecados capitais. É a inveja, o sentimento de cobiçar o que pertence ao outro, desejar possuir aquilo que o outro possui.

Como não é novidade para ninguém, o ambiente de trabalho se tornou um espaço cada vez mais competitivo. Por um lado, é bom que haja competitividade entre as pessoas, mas por outro, isso cria o ambiente perfeito para que a inveja se prolifere.

Basta um colega de trabalho receber um elogio do chefe, se destacar na execução de uma tarefa ou ser promovido para surgir a inveja no ambiente de trabalho. Qualquer tipo de vantagem conquistada pelos colegas de trabalho é um motivo e tanto para o invejoso.

Esse tipo de comportamento não condiz com o que se espera dos profissionais que querem alcançar o sucesso, mas ainda existem pessoas têm dificuldades em aceitar quando alguém se destaca no mesmo grupo, que se preocupam mais em vigiar o que o outro faz ou tem, comparar situações. A inveja no ambiente de trabalho pode contaminar o ambiente, dificultar a convivência e o trabalho em equipe, desmotivar funcionários.

Por não suportar a felicidade alheia, o invejoso geralmente culpa o outro pelo seu fracasso e não percebe que o maior prejudicado sempre será ele mesmo. A inveja é um sentimento destrutivo, que pode arruinar desde relacionamentos até grandes projetos profissionais. Quem perde tempo cuidando da vida alheia e desejando aquilo que o outro tem, perde a chance de realizar os próprios sonhos e pode acabar deixando passar ótimas oportunidades de crescimento.

Mas como lidar com a inveja no ambiente de trabalho?

A inveja no ambiente de trabalho sempre existiu e sempre vai existir. Já que não tem como acabar com o mal, o jeito é virar o jogo e aprender a lidar com situação. Esqueça os outros, encare tudo da melhor forma possível e foque nos seus objetivos, nas suas tarefas.

E se você sente inveja de alguém, transforme esse sentimento em motivação para melhorar seu desempenho. Em vez de ficar invejando o colega, aproveite para aprender com ele aquilo que você considera que ele faz de melhor.

O vídeo abaixo explica mais sobre a inveja no ambiente de trabalho e traz outras dicas de como conviver com a situação.

Comentários
Dicas relacionadas