A importância do mel para a saúde

Além de excelente adoçante natural, o mel traz vários benefícios e é um dos melhores e mais eficientes remédios naturais

Por Alessandra Busko
Atualizado em 03/04/2013 15:22

mel para saude A importância do mel para a saúde

O mel é tão saboroso, que além de poder ser consumido puro, também serve como ingrediente especial em diversas receitas de culinária. Além disso, ele é um excelente adoçante natural e é um dos melhores e mais eficientes remédios naturais contra os efeitos da gripe e resfriados, asma, amigdalite, bronquite, problemas de circulação, músculos e ainda prepara o corpo para se defender de infecções.

Os benefícios do mel não acabam por aí. Ele também fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, é um excelente antisséptico e antibiótico. Em forma de chá, puro, acrescentado no suco ou nas receitas, quem consome o mel só tem a ganhar.

Confira abaixo algumas >misturas com mel que ajudam a combater alguns males para a saúde e tenha bons motivos para incluir o alimento no seu cardápio.

Mel com própolis

A dupla mel com própolis é infalível. Essa mistura tem propriedade bactericida com o efeito antibiótico do própolis, eficaz para quem possui problemas nas vias respiratórias. Se preferir acrescentar eucalipto, a mistura dá ainda mais efeito, pois o ingrediente também ajuda a combater a gripe, pois cuida dos brônquios.

Mel com eucalipto:

Tem função expectorante e ação antibactericida das vias aéreas. A mistura de mel com eucalipto é eficaz para aliviar os sintomas de tosse e bronquite.

Mel com guaco e própolis

O mel com guaco facilita a eliminação da secreção com a tosse e é um ótimo broncodilatador, antiasmático e expectorante.

Mel com própolis e limão-cravo

A mistura do mel com própolis e limão-cravo é indicada principalmente para casos de gripes e resfriados muito fortes, pois é rica em vitamina C. O ideal é consumir em forma de chá quente para aliviar a sensação de mal-estar do corpo. Quem tem asma, amigdalite ou bronquite deve trocar o limão-cravo por lótus, um ótimo dilatador dos brônquios e expectorante.

Mel com própolis e agrião

A mistura desses três ingredientes é um ótimo descongestionante, anti-inflamatório e diurético. O mel com própolis e agrião tem a função de limpar o sangue, melhorando as articulações.