Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

A castanha-do-pará e os seus benefícios para a saúde

A semente é saborosa, nutritiva e ainda proporciona diversos benefícios para a saúde

em 08/01/2013

A castanha-do-pará é a semente da castanheira do pará, uma árvore de grande porte, típica da região norte do país e um dos produtos amazônicos que mais são exportados para o exterior, onde também é conhecida como castanha-do-brasil. Sua casca é fina, marrom de textura lisa e brilhante e sua polpa é branca.

Além de seu sabor especial e agradável, a castanha-do-pará é rica em proteínas, vitaminas, fibras e minerais como cálcio, magnésio, zinco, potássio, cobre e manganês, que oferecem uma série de benefícios à saúde de homens e mulheres.

Efeito antioxidante

Um dos principais benefícios da ingestão de castanha-do-pará é o seu efeito antioxidante, devido à alta quantidade de selênio que o alimento carrega.

O selênio é um mineral capaz de combater o envelhecimento celular, o aparecimento de tumores e de doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla e o Alzheimer, por exemplo.

O mineral também aciona as enzimas que combatem os radicais livres e repõe a quantidade de nutrientes que a célula necessita para se manter saudável.

Gordura do bem

Por fazer parte do grupo das oleaginosas, a castanha-do-pará também é rica gorduras consideradas do bem, com ômegas 3 e 6. Tais gorduras são mono e polinsaturadas, portanto colaboram na redução dos níveis de LDL, também conhecido como colesterol ruim do sangue e ajuda a aumentar o HDL, o colesterol bom, contribuindo para a redução das doenças cardiovasculares.

Mesmo com tantos benefícios, o consumo diário desta oleaginosa deve ser moderado. Em uma única unidade estão presentes 27 calorias, por isso, a recomendação dos médicos e nutricionistas é que se uma pessoa consuma até 2 unidades por dia para garantir os benefícios da semente sem ter problemas de aumento de peso.

Os benefícios listados pelo consumo regular da castanha-do-pará são variados. É considerada como sendo um alimento funcional, pois além de ser nutritiva, ela pode ajudar a cuidar da saúde de diferentes maneiras.

O consumo de uma castanha por dia colabora no combate a doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e obesidade, além de colaborar com a diminuição da incidência e propagação do câncer. Também ajuda a prevenir doenças do miocárdio e disfunções cardíacas melhorando a resposta do sistema imunológico, equilibrando os hormônios e auxiliando no funcionamento da tireóide. Suas vitaminas e minerais colaboram com o funcionamento do sistema nervoso e ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue, além de combater a ansiedade, a depressão e melhorar o humor.

Existem várias maneiras diferentes de consumir a castanha-do-pará. Embora muitas pessoas a consumam in-natura, também é possível utilizar o óleo da semente em saladas, como farinha, picada ou torrada em diversas receitas doces e salgadas.

As grandes quantidades de gordura presentes na castanha-do-pará fazem com que em pouco tempo elas fiquem com textura rançosa. Para aumentar o tempo de vida, recomenda-se que seja armazenada na geladeira, o que faz com que dure cerca de cinco meses, enquanto que, ao ser guardada em locais secos, livres de calor, o tempo de consumo é de apenas 3 meses.

Agora, é só você incluir essa delícia no seu cardápio e no da sua família e aproveitar.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas