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9 frutas exóticas boas para a saúde

Muitas delas podem ser importantes, por exemplo, nas dietas de emagrecimento

em 15/09/2014

Pitaia. Foto: Thinkstock

Maçã, banana, morango, uva… As frutas fazem parte do cardápio da maioria das pessoas e, além de deliciosas, são essenciais em uma dieta saudável…

Mas isso não é segredo para ninguém! O que pouca gente sabe é que algumas frutas não tradicionais também são saborosas e oferecem diversos benefícios à saúde!

Abaixo você confere uma lista com o nome de algumas frutas exóticas e os bons motivos para consumi-las quando possível:

1. Pitaia

Pâmela Miguel, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional de São Paulo, explica que a pitaia é rica em substâncias antioxidantes (antocianinas), que protegem o organismo da ação dos radicais, atuando na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce, na melhora de inflamação e no sistema imunológico.

Outro benefício do consumo da Pitaia é a melhora do funcionamento do intestino, já que suas sementes parecem ter um poder laxativo, conforme destaca Pâmela.

A fruta também contém vitamina C, que possui ação antioxidante, reforça o sistema imunológico e auxilia na produção de colágeno.

“Tem ainda vitamina A, importante para a saúde da pele, dos olhos, e que possui ação antioxidante e reforça o sistema imunológico”, acrescenta a nutricionista.

Mas não para por aí: a pitaia também contém oligossacarídeos, “que atuam como prebióticos, ou seja, são alimentos para as ‘boas bactérias’ do nosso intestino, melhorando assim a nossa flora intestinal, regularizando o funcionamento do intestino e reforçando o nosso sistema imunológico”, diz Pâmela Miguel.

2. Kino

Foto: Thinkstock

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas essa fruta também pode trazer benefícios à saúde.

“É uma fruta exótica e de aparência estranha, parecendo mais um objeto de decoração do que um alimento. Porém, sua polpa contém potássio, mineral importante para os processos de contração muscular e cardíaca e para o processo de eliminação de líquidos do organismo, o que evita o quadro de retenção de líquidos”, explica a nutricionista Pâmela.

“O kino também contém vitamina C, importante para manter nosso sistema imunológico funcionando corretamente, além de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e na saciedade, auxiliando nas dietas de emagrecimento”, acrescenta a profissional.

3. Cherimoia

Foto: Reprodução

Com polpa adocicada e carnuda, a cherimoia pode ser uma boa opção para quem adora um docinho. “A fruta ainda contém uma boa quantidade de fibras, importantes para o correto funcionamento do intestino, promoção da saciedade (auxiliando nas dietas de emagrecimento) e controle da velocidade de absorção do açúcar e sua liberação na corrente sanguínea”, explica Pâmela Miguel.

A cherimoia também contém vitamina C, importante para o correto funcionamento do sistema imunológico e para a produção de colágeno. “Além de vitamina A, importante para a saúde da pele e dos olhos, e que possui ainda ação antioxidante e reforça o sistema imunológico”, diz a nutricionista.

4. Granadilho

Foto: Thinkstock

Essa é mais uma fruta que oferece benefícios para a saúde. “Ela fornece vitamina A, que é importante para a saúde da pele e dos olhos, possui ação antioxidante e reforça o sistema imunológico”, diz Pâmela Miguel.

A nutricionista diz que outro fator benéfico é o seu bom teor de fibras, importante para o correto funcionamento do intestino, para a promoção da saciedade (auxiliando nas dietas de emagrecimento) e controle da velocidade de absorção do açúcar e sua liberação na corrente sanguínea.

“Um diferencial importante da fruta é a presença de substâncias chamadas de fotoquímicos, que auxiliam no controle do colesterol, além de outros benefícios como: modulação da inflamação do organismo e proteção contra a ação dos radicais livres”, acrescenta a nutricionista.

5. Abiu

Foto: Thinkstock

A fruta é fonte de vitamina A que, como já citou a nutricionista Pâmela, é importante para a saúde da pele e dos olhos, possui ação antioxidante e reforça o sistema imunológico.“Possui ainda vitaminas do complexo B, importantes para o processo de geração de energia no organismo. Ou seja, é uma boa opção para quem sofre de fadiga e pratica atividade física”, diz Pâmela.

A vitamina C, também presente nesta fruta exótica, é importante para o correto funcionamento do sistema imunológico e para a produção de colágeno. “Tem ainda cálcio e fósforo, que são importantes para integridade e saúde óssea. E fibras solúveis que auxiliam no controle do colesterol e diabetes”, acrescenta a nutricionista.

6. Longan

Foto: Thinkstock

De acordo com Pâmela Miguel, a longan é boa fonte de potássio (importante para o processo de eliminação de líquidos do organismo ), fósforo, magnésio e cálcio (importantes para saúde dos ossos e processo de contração muscular), além de ferro (evitando quadros de anemias).

A fruta exótica possuía ainda vitamina C, que atua no correto funcionamento do sistema imunológico e na produção de colágeno. Já a vitamina A é importante para a saúde da pele, dos olhos, possui ação antioxidante e reforça o sistema imunológico.

A nutricionista acrescenta ainda que a fruta também contém fibras importantes para o correto funcionamento do intestino, promoção da saciedade (auxiliando nas dietas de emagrecimento) e controle da velocidade de absorção do açúcar e sua liberação na corrente sanguínea.

7. Tamarillo

Foto: Thinkstock

O Tamarillo contém vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. “A vitamina E, por exemplo, é um potente antioxidante, prevenindo as células das lesões dos radicais livres (e prevenindo doenças); evita o envelhecimento precoce e reduz a inflamação no organismo”, destaca Pâmela Miguel.

A vitamina C, também presente na fruta exótica, é importante para o correto funcionamento do sistema imunológico e para a produção de colágeno. “O ferro evita quadros de anemia; o magnésio é um mineral importante para a saúde óssea e para o processo de contração muscular, além de possuir outras funções importantes para o organismo”, diz a nutricionista.

Pâmela acrescenta ainda a presença de potássio na fruta, importante para o processo de eliminação de líquidos do organismo e de fibras, essenciais para o correto funcionamento do intestino, promoção da saciedade (auxiliando nas dietas de emagrecimento) e controle da velocidade de absorção do açúcar e sua liberação na corrente sanguínea.

“O tamarillo também contém substâncias com ação antioxidante que protegem nosso organismo contra diversas doenças, são elas: carotenóides, antocianinas, leucoantocianinas e flavonoides. Seu consumo também parece auxiliar no controle do colesterol”, destaca a nutricionista Pâmela.

8. Cambuci

Foto: Reprodução

Essa fruta é rica em vitamina C, que, como já foi citado, é importante para fortalecer o sistema imunológico, tem ação antioxidante, evitando envelhecimento precoce, além de participar do processo de produção do colágeno.

“Contém também magnésio, mineral importante para a saúde óssea e processo de contração muscular, entre outras funções; potássio, importante para o processo de eliminação de líquidos do organismo e fibras, essenciais para o correto funcionamento do intestino, promoção da saciedade (auxiliando nas dietas de emagrecimento) e controle da velocidade de absorção do açúcar e sua liberação na corrente sanguínea. Além de fósforo e cálcio, importantes para manutenção da saúde óssea”, acrescenta Pâmela Miguel.

A frutinha também é rica em outras substâncias com ação antioxidante, conforme destaca a nutricionista.

9. Camu-camu

Foto: Thinkstock

O camu-camu destaca-se por sua elevada concentração de vitamina C. Dentre todas as frutas que são fontes da vitamina, essa é a mais rica.

“Como já citado, a vitamina C é importante para fortalecer nosso sistema imunológico; tem ação antioxidante, evitando envelhecimento precoce; além de participar do processo de produção do colágeno”, explica Pâmela Miguel.

A nutricionista acrescenta que a vitamina C também favorece a absorção do ferro encontrado nos alimentos de origem vegetal. “O Camu-camu contém também flavonoides com ações antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando, entre outras coisas, no processo de emagrecimento e atuando na prevenção de doenças”, ressalta.

Mais frutas

Fisális. Foto: Thinkstock

Além das opções citadas, outras frutas exóticas oferecem benefícios à nossa saúde. “A maioria delas fornece fibras e compostos com ações antioxidante e anti-inflamatória, além das vitaminas e minerais, sempre presentes nas frutas, e que sãomuito importantes para o bom funcionamento do organismo”, destaca Pâmela Miguel.

Novos exemplos de frutas exóticas são: fisális, fruta pão, fruta do lobo, mabolo, jenipapo, sapoti, siriguela, murici, entre outras.

A nutricionista Pâmela destaca que algumas dessas frutas são nativas do Brasil e outras, não. “Elas não são facilmente encontradas, mas o melhor local para procurar são os mercados municipais que contêm uma grande variedade de frutas”, diz.

E agora você já tem bons motivos para incluir, ao menos uma delas, na sua dieta. Afinal, vale a pena variar o tipo de fruta que você consome diariamente, provando de novos sabores e, além disso, usufruindo dos vários benefícios que as frutas exóticas oferecem.

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