8 sites educativos para as crianças

Confira sugestões de sites que contribuem para o desenvolvimento infantil

Por Carolina Werneck
Atualizado em 01/02/2013 17:04
8 sites educativos para as criancas 8 sites educativos para as crianças

Foto: Thinkstock

Diante da realidade atual, que empurra crianças e adolescentes de encontro a avançadas tecnologias todos os dias, fica mais difícil a cada dia tornar o cotidiano dessas criaturinhas mais educativo e mentalmente estimulante. Muitos pais não conseguem que os filhos adquiram o hábito da leitura, por exemplo, e não sabem como proceder para que eles tenham mais acesso a informações relevantes para formação e desenvolvimento infantis, principalmente intelectual.

A verdade é que os videogames, computadores, celulares e outros dispositivos tecnológicos tomaram o lugar das atividades de recreação antigas que, sem que a criança notasse, sempre estavam ensinando alguma lição prática para a vida.

Não vale a pena nadar contra a corrente; se você quer ver seus filhos tendo uma boa educação desse tipo, vai precisar enxergar a tecnologia como sua aliada fundamental. Que tal, por exemplo, incentivar o acesso a conteúdos online que sejam mais direcionados ao aprendizado, sem deixarem de ser divertidos?

Confira uma lista de sites educativos que merecem a sua atenção e a visita dos seus filhotes.

1 – Jogos de colorir

Na infância, desenvolver habilidades como a coordenação motora e incentivar o pensamento criativo são peças-chave na educação do seu filho. Para atingir esse objetivo, sites de jogos variados, especialmente os de colorir, são uma boa pedida. No site Jogos de Colorir, a criança lida com desenhos de personagens que pertencem ao mundo infantil e são adequados para a idade deles, pinta imagens de objetos do cotidiano, paisagens e outros temas relacionados. Este site é recomendado para crianças a partir de 3 anos.

2 – Discovery Kids Brasil

O site do canal homônimo está repleto de jogos e outras atividades que têm como tema os personagens dos desenhos exibidos por ele na televisão. Para quem pretende estimular o hábito da leitura, há muito conteúdo dedicado especialmente ao tema.

Há ainda um canal com artigos e conteúdo exclusivo para os pais, com dicas e conselhos válidos para o desenvolvimento da criança. O site está indicado para crianças de zero a seis anos de idade.

3 – Máquina de quadrinhos Turma da Mônica

É o primeiro site dedicado à criação, online, de histórias em quadrinhos, e funciona como um editor. Utilizando-se dos personagens, cenários e objetos do universo imaginado por Mauricio de Souza, o visitante pode inventar suas próprias histórias, deixando-as gravadas no site para votação pelo público. As histórias mais votadas podem até ser publicadas nos gibis da Turma da Mônica.

O conteúdo é totalmente gratuito e estimula a criatividade dos pequenos. Indicado para crianças de quatro a doze anos.

4 – Mundo do Sítio

O que mais chama a atenção no site são os detalhes. Tudo, do conteúdo ao layout, parece ter sido pensado para garantir a diversão e a aprendizagem. Indicado para crianças de quatro a doze anos, oferece aos pais a possibilidade de monitorar as atividades do filho diariamente.

Para deixá-lo ainda mais atraente, estão disponíveis conteúdo em áudio e texto com as histórias de Monteiro Lobato.

5 – Recreio

O site oficial da revista Recreio oferece cinco canais diferentes de opções para a aprendizagem infantil. Dentre os conteúdos estão jogos e atividades que estimulam o lado artístico, além de abas destinadas ao conhecimento de história, ciências e outras disciplinas.É indicado para crianças que estejam cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental.

6 – Senninha

O site possui, naturalmente, conteúdo dedicado a homenagear Ayrton Senna. Possui jogos, passatempos, espaço com orientações sobre animação de vídeos e ricas possibilidades para leitura e produção de texto. Ideal para crianças de até dez anos.

7 – Só matemática

Este é um site para quem gosta de matemática – e para quem não gosta também. Os exercícios são divertidos e contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, podendo ser usado por crianças a partir de seis anos e mesmo por quem já está na faculdade.

8 – TV Rá Tim Bum

Famosa por seus programas infantis educativos, a TV Cultura disponibiliza no site atividades que têm como tema os personagens da emissora. Possui vasto repertório de vídeos que ensinam sem deixar a diversão de lado.

Aproveite a oportunidade para passar mais tempo com as crianças, orientando-as enquanto navegam pelos conteúdos oferecidos.