8 maneiras de ajudar o próximo

Conheça diferentes formas de fazer algo por quem precisa de sua ajuda

Por Andressa Dias
Atualizado em 11/04/2013 9:47

diferentes maneiras de ser solidario 8 maneiras de ajudar o próximo

Muitas vezes na vida, cobramos amigos e familiares pela atenção ou carinho que deixam de nos dar ou ainda por presentes que nunca chegaram. Porém, quanto tempo temos dedicado a eles? Quanto estamos dando e quanto esperamos receber?

Perdemos muito tempo pensando nos elogios que poderíamos ter recebido, nos abraços que ninguém nos deu e isso nos deixa sem tempo para pensar no que podemos fazer pelo próximo. A solidariedade para com quem está passando por um momento difícil é a mais pura expressão de amor pelo nosso igual, alguém que também come, ri e chora.

Se você acredita que já passou da hora de fazer algo pelos outros e quer mudar esta situação, confira abaixo nossas 8 sugestões de como ajudar o próximo.

1 – Faça doações a uma instituição de caridade

Esta é uma das maneiras mais fáceis de ajudar o próximo. Você pode doar para instituições que ajudam quem tem algum tipo de doença, pessoas carentes, animais abandonados, entre tantos outros tipos de instituições. E geralmente basta um telefonema para poder ajudar quem precisa, então vale a pena pesquisar sobre uma instituição e ajuda-la como você puder.

2 – Doe sangue e seja doador de órgãos

Doar sangue pode salvar a vida de muitas pessoas e ser autorizar a doação dos seus órgãos também pode dar vida a quem já não tinha mais esperanças. Portanto, sempre que puder faça sua doação de sangue e incentive quem convive com você a fazer o mesmo. E não se esqueça de declarar à sua família que você deseja ser um doador de órgãos.

3 – Faça voluntariado

Você pode trabalhar em projetos de voluntariado ajudando a preparar refeições, ensinar algo que sabe, ajudar a cuidar de quem precisa, entre muitas outras formas de ser solidário. O trabalho voluntário é muito recompensador e certamente é uma excelente maneira de dar apoio a quem precisa. Então, informe-se a respeito de instituições que precisem de ajuda perto de onde você mora e coloque a mão na massa por quem precisa.

4 – Doe objetos, roupas e alimentos

Roupas e objetos (em bom estado) que você não use mais podem ser doadas para instituições de caridade ou para alguém que você conhece e sabe que precisa. Você pode doar também os alimentos que compõem a cesta básica para ajudar famílias, escolas, hospitais, entre outros locais que precisam de alimentos.

5 – Faça um aniversário solidário

Em vez de dar uma festa e receber presentes para você, por que não angariar fundos para doações ou ainda pedir que os convidados tragam alimentos para serem doados? Esta é uma maneira divertida e solidária de comemorar o seu aniversário e ainda ajuda a incentivar seus amigos e familiares a tomarem atitudes solidárias também.

6 – Visite doentes e idosos

Fazer visitas a doentes e idosos pode deixa-los muito contentes. Pessoas que estão enfrentando um momento de doença ou uma velhice sofrida merecem apoio e carinho e nem sempre recebem isso de suas famílias. Portanto, se quiser deixar alguém feliz, visite um hospital ou asilo e traga alegria para essas pessoas.

7 – Prefira produtos que ajudam instituições de caridade ou beneficiem comunidades carentes

Ao fazer compras, você pode comprar produtos de empresas que também são solidárias e ajudam alguma instituição. Você pode investir também em produtos de cooperativas e de empresas que colaborem com comunidades carentes.

8 – Adote

Adotar é uma das maneiras mais nobres de ajudar quem precisa. Mesmo sendo um processo muito complicado e demorado, adotar é um gesto muito significativo de amor ao próximo – amor gratuito à alguém que foi abandonado ou teve o infortúnio de perder a família. Mas além da adoção de crianças, você pode fazer sua parte também adotando um animalzinho que está sem lar. Então se você tem vontade de adotar, vá em frente e mesmo que seja difícil não desista. É uma vida que você está ajudando.

Agora basta escolher qual é a melhor forma de ajudar o próximo para você e colocar a solidariedade em prática!