Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Beleza

8 dicas para sair mais bonita em fotos

Veja conselhos importantes para tirar o máximo proveito das suas fotos do dia a dia ou profissionais

em 27/10/2014

Foto: Thinkstock

Atualmente, com os celulares com câmera fotográfica se tornando cada dia mais populares, é comum que tirar fotos tenha se tornado praticamente um hábito, principalmente os autorretratos, popularmente conhecidos como “selfies”, palavra que veio do inglês e se espalhou no Brasil através das redes sociais.

Seja uma foto de si mesma ou tirada por outra pessoa, amadora ou profissional, há alguns quesitos que merecem sua atenção para aproveitar ao máximo a sua beleza no registro fotográfico, afinal este é um registro eterno que merece capricho. A seguir você confere as dicas de um fotógrafo profissional para que suas fotos fiquem ainda melhores:

1 – Como encontrar seu melhor ângulo

Foto: Thinkstock

De acordo com o fotógrafo Mateus Moraes, a melhor maneira para descobrir o seu melhor ângulo é tentando, tirando fotos de diversas maneiras e de diversos ângulos. Em algum momento você encontrará um ângulo que te agrade.

Por isso, se você gosta de tirar “selfies”, experimente tirar vários, com vários ângulos diferentes, até encontrar um ou mais que melhor expressem a sua beleza.

2 – Pose: quais são as mais indicadas?

Qualquer pose que seja forçada deve ser evitada, orienta o profissional. Uma foto bonita é a que passa maior naturalidade, que mostra aquele momento descontraído, sem exageros: seja você, sugere o fotógrafo.

Perceba que nas premiações de cinema, música e TV, as celebridades usam sempre as mesmas poses, poses que elas já experimentaram e sabem que funcionam para elas. Porém, vale ressaltar que, assim como a orientação do profissional diz, esse tipo de truque pode acabar te fazendo tirar fotos mais artificiais.

Foto: Thinkstock

Na hora de experimentar poses, mesmo que seja só no espelho de casa, faça várias tentativas: sorrindo, séria, com sorriso discreto… e assim por diante até descobrir quais mais te favorecem.

Publicidade — Continue lendo abaixo

3 – O ambiente também é importante na hora de tirar sua foto

Foto: Thinkstock

O fotógrafo Mateus dá a dica: se você estiver em um local que não seja bonito para fotos, mas quer registrar o momento, procure alguma parede, ou plantas, árvores (como plano de fundo), mas se o local for bonito, apenas aproveite.

Evite fotos em lugares que não favorecem uma boa imagem, como por exemplo, no banheiro com a privada aparecendo, em um muro sem pintura, em um quarto com a bagunça aparente, e situações similares.

4 – Luz: qual é a melhor? Natural? Flash?

Foto: Thinkstock

Uma luz errada pode acabar com uma foto, diz o fotógrafo. Segundo ele, o ideal é uma foto com luz suave e natural (em locais abertos ou com janelas grandes). Evite usar o flash, principalmente nas famosas selfies com celular, pois o flash fica muito próximo ao rosto e a luz pode estragar totalmente a fotografia, alerta o profissional.

5 – Rosto, meio corpo ou corpo inteiro?

Foto: Thinkstock

Segundo o fotógrafo, fotos de rosto podem parecer estranhas se tiradas muito próximas ao rosto ou com o ângulo incorreto. Procure encontrar o seu ângulo e dê uma distância boa entre a câmera e o rosto. Para fotos de meio corpo, o ideal é cortar um pouco acima da cintura e procurar o melhor ângulo. Para fotos de corpo inteiro, evite as fotos tiradas muito de cima ou muito de baixo, isso pode deformar você, finaliza o profissional.

6 – Capriche na maquiagem para suas fotos

Foto: Thinkstock

É importante lembrar que nas fotografias é possível reparar em todos os detalhes do seu rosto, por isso, vale a pena caprichar em um bom acabamento, em uma maquiagem sem borrões ou com um blush muito marcado, por exemplo. Esfume bem e aplique uniformemente os produtos para que nada saia marcado na fotografia.

Um dos pontos que costuma ser um grande problema na hora da foto é o pó ou a base que reflete a luz do flash e deixa seu rosto branco. Para evitar isso, invista em produtos específicos para usar em sessões de fotos, pois eles não contêm essas partículas que refletem a luz.

Produtos cintilantes e com glitter refletem muito a luz, por isso, aplique apenas em pequenas doses, como um pouco de sombra cintilante no canto do olho para iluminar o rosto. Fuja também dos produtos com FPS, porque estes também contém partículas que refletem a luz do flash.

Confira um vídeo da blogueira Lu Ferreira, do Chata de Galocha, com uma boa sugestão de maquiagem para foto e com muitas dicas úteis:

Se você vai contratar alguém para te maquiar para a sessão de fotos, certifique-se de que a pessoa é qualificada o suficiente para eleger bons produtos e técnicas de aplicação para que sua sessão de fotos fique bonita e com uma maquiagem totalmente profissional.

7 – Use produtos para maquiagem de sessão de fotos

Alguns produtos são feitos especificamente para esse fim e se você gosta muito de tirar fotos, vale a pena investir nesse tipo de produto. Usar produtos de linhas que não são para fotografia não significa que suas fotos ficarão ruins, mas optar pelos produtos próprios para isso em ocasiões especiais vale a pena. Veja alguns deles e onde encontra-los na internet:

8 – Contrate apenas profissionais

Na busca por preços mais acessíveis para sessões de foto, muitas vezes contrata-se fotógrafos amadores, e com isso, existe a possibilidade das suas fotos não ficarem com uma boa qualidade. Por isso, vale a pena pesquisar bastante sobre o trabalho do fotógrafo, ver se o estilo das fotos combina com o que você quer, conhecer a reputação do profissional e analisar se o preço cabe no seu orçamento.

Foto: Thinkstock

A mesma regra vale para o tratamento de imagens. Se você optar pelo uso do Photoshop e outros tratamentos nas suas fotos, certifique-se de contratar um profissional que deixará suas fotos bonitas, porém, naturais, sem cometer os erros de Photoshop comuns, como deixar a pele artificial demais ou excluir alguma parte importante da foto.

Lembre-se de que a foto é um registro importante e eterno, sendo assim, é crucial contar com pessoas qualificadas, principalmente para momentos especiais, como casamentos, aniversários e outras comemorações.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas