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Dicas de Mulher Dicas de Saúde

8 comidas saborosas e que não engordam

Faça algumas substituições nos ingredientes das suas receitas favoritas, deixe os pratos menos calóricos e coma sem medo

em 27/09/2013

A parte chata de seguir dietas rígidas é ficar sem comer seus pratos preferidos, não é? Além de ser muito difícil resistir às tentações, passar vontade não é bom, pois a qualquer momento é perigoso que você abandone a sua alimentação saudável e essa “escapadinha” pode servir para recuperar os quilos eliminados com tanto esforço.

Durante a dieta, você pode comer aquela sua comida favorita, desde que seja sem exageros. O segredo é fazer pequenas alterações nas receitas para deixar os pratos menos calóricos e fazer as refeições de uma forma mais saudável e controlada. Conheça agora 8 comidas saborosas e que não engordam.

1- Panqueca

As panquecas podem ficar menos calóricas se a farinha branca for substituída pela farinha integral ou farinha de aveia no preparo da massa. A receita fica mais leve e saudável sem perder o sabor.

Escolha recheios como tomate seco com rúcula, carne de soja, frango desfiado com cenoura e troque o queijo amarelo pelo queijo branco. Para acompanhar, substitua os molhos industrializados pelos naturais.

2- Lasanha

Assim como as panquecas, a lasanha é um prato muito calórico. Mas com algumas substituições na receita, ela também pode ser consumida de maneira mais saudável e sem muitas calorias.

Procure preparar o prato com massas integrais, substitua o queijo amarelo e calórico pelo queijo branco, o molho industrializado pelo natural. O recheio deve ser rico em fibras e pode ser misturado com farelo de linhaça, que ajuda a controlar a compulsão alimentar dando a sensação de saciedade.

Algumas sugestões de lasanhas saborosas e que não engordam são a de espinafre, tomate com rúcula, frango com vegetais, carne de soja e berinjela.

3- Empanado

Para preparar uma receita de frango empanado mais saudável, mas sem perder aquela casquinha crocante, a sugestão é passar o frango na mistura de leite integral com ovo e empanar com farinha integral ou farinha feita com torradas light trituradas.

Ao invés de fritar o frango, leve ao forno por alguns minutos. Os empanados ficam sequinhos sem precisar usar óleo.

4- Macarronada

Nas massas, o principal complemento para dar mais sabor são os molhos, os grandes vilões para quem está de dieta. Para comer macarronada sem engordar, a dica é substituir os molhos cremosos e industrializados pelo molho vermelho preparado com tomates frescos, folhas de manjericão e um pouco de azeite. Troque o queijo calórico por pedacinhos de ricota.

5- Arroz

Ninguém resiste a um arroz fresquinho e feito na hora, não é mesmo? mas arroz quando consumido em excesso, engorda.

Para poder comer o arroz de forma mais saudável, experimente trocar o alimento pela versão integral, que é rica em fibras, promove a sensação de saciedade e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Experimente preparar o arroz e em seguida acrescentar vegetais como cenoura, ervilha, cebola e milho. Além de deixar a refeição mais completa, o prato fica saboroso e muito colorido.

6- Bolo

Os bolos são irresistíveis e são ótimos para matar aquela vontade incontrolável de comer doces, principalmente naqueles dias.

O problema é que um simples pedaço tem muitas calorias, por isso, vale experimentar preparar receitas menos calóricas substituindo alguns ingredientes: troque a manteiga pelo azeite, a farinha branca pela integral e acrescente linhaça na massa.

Prefira recheios com mais frutas do que cremes ou chocolate e diminua ¼ da quantidade de açúcar da receita. A cobertura do bolo deve ser preparada de preferência com ingredientes light ou frutas e cereais, como a granola.

7- Cookies integrais

Os biscoitinhos com gotinhas de chocolate são uma delícia, mas podem ficar ainda mais saborosos e saudáveis quando preparados com farinha de trigo integral, açúcar mascavo, linhaça, óleo vegetal, frutas passas, castanhas, aveia, granola ou coco ralado.

Os cookies integrais são uma ótima opção para incluir no cardápio da dieta e substituir os doces mais calóricos.

8- Complemento para salada de frutas

A salada de frutas é uma sobremesa muito saborosa, que fica ainda melhor quando adicionado leite condensado e chantilly.

Esses complementos acabam deixando a salada muito calórica, por isso é melhor substituir por outros que não engordam tanto, mas garantem o mesmo sabor.

Prefira acrescentar iogurte desnatado batido com adoçante e uma pitada de essência de baunilha, a mistura fica mais natural e com menos calorias.

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