7 dicas para usar a lavadora de louças de maneira eficiente

Economize tempo e dinheiro na hora de lavar os pratos usando a lava-louças de forma correta

Por Deborah Busko
Atualizado em 17/03/2014 15:37

dicas usar lavadora loucas 7 dicas para usar a lavadora de louças de maneira eficiente

A praticidade é um dos principais motivos que motivam a compra de uma lava-louças. Além da vantagem de limpar melhor que qualquer lavagem manual e conservar melhor a louça, poupar tempo nessa tarefa é um grande atrativo da máquina.

Não há segredos sobre como usar a lavadora de louças. Geralmente os procedimentos são bem simples e podem ser facilmente entendidos se seguidas as instruções contidas no manual do fabricante. Mas existem algumas dicas que podem tornar seu uso mais eficiente, conheça agora quais são.

1 - Limpe os resíduos, mas não lave os pratos antes de colocar na lavadora. Os detergentes para máquinas de lavar louça são feitos com ingredientes específicos para remover todas as partículas de alimentos. Se os pratos forem enxaguados antes, o produto perde sua ação e a lavadora ainda desperdiça água ao fazer o processo normal da limpeza. Por isso, basta raspar os restos de comida em vez de enxaguar.

2 - Use o ciclo de lavagem mais leve possível. Lembre-se de reajustar a lavadora ao controle de lavagem leve depois de tê-la usado no programa de lavagem pesada para dar conta da louça de um jantar com muitos pratos, panelas e frigideiras. É uma forma de economizar água e eletricidade.

3 - Só use a lavadora na capacidade máxima. Colocá-la para funcionar quase vazia é um desperdício de água e eletricidade. No entanto, alguns modelos mais novos já trazem uma função especial para cargas menores, vale conferir essa opção antes de comprar.

4 - Acomode a louça corretamente na lavadora e não ultrapasse o limite de carga. Não coloque as pontas de facas ou objetos pontiagudos para cima e misture os talheres, isso evita que se agrupem. Também não posicione copos ou pratos muito perto, já que a água corre em alta velocidade durante a lavagem e o resultado pode ser alguns deles trincados ou quebrados.

5 - Evite que as panelas e outros itens maiores obstruam a chegada da água até os pratos. Se os pratos ficarem cobertos, pode ser que a água e o sabão não cheguem até eles e aí, eles vão continuar sujos.

6 - Muito sabão pode riscar os copos e utensílios em vidro, portanto, não exagere no detergente. Não use detergente de louça normal, ele faz muita espuma e pode inundar a máquina. Prefira usar os detergentes específicos e em tabletes, que limpam de maneira mais eficaz.

7 - A lava-louças é ótima para poupar tempo na cozinha, mas não pense que por ajudar com os pratos e panelas ela se limpa sozinha. É preciso fazer a manutenção da máquina uma vez por mês para remover as manchas de gordura do interior. Consulte o manual para saber como fazer.