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6 passos para se tornar uma líder no trabalho

Saiba como desenvolver suas habilidades de liderança e conquistar ainda mais sucesso em sua carreira

em 16/01/2012

A liderança é um talento muito procurado pelas empresas em seus funcionários e futuros funcionários. Enquanto há quem acredite que determinadas pessoas já nasçam com esse talento, outros crêem que é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida ao longo da vida.

Independente de ser um talento nato ou uma habilidade adquirida, é fato que as empresas procuram profissionais que são capazes de exercer a liderança no trabalho. E para atender às expectativas do mercado profissional e se tornar uma líder no trabalho, é preciso seguir alguns passos

1. Responsabilidade

Seja responsável no exercício da sua atividade. Cumpra com seus prazos e metas e sempre faça o que prometeu fazer. Trate com a devida importância cada tarefa que for deixada sob sua responsabilidade.

2. Comunicação

Desenvolva suas ferramentas de comunicação, pois quando todos estão bem informados no ambiente de trabalho e a comunicação flui, os resultados melhoram e consequentemente, a satisfação dos funcionários. Equipe mal informada acaba levando a fofocas e informações erradas, que podem ser ruins não só para a empresa, mas para as pessoas da empresa em geral.

3. Relacionamento com pessoas

Invista em ter um bom relacionamento interpessoal, este é um dos princípios básicos da liderança. Se você busca o desenvolvimento da sua liderança, procure conhecer melhor as pessoas ao seu redor no trabalho, ter empatia para compreender e respeitar os limites e dificuldades de cada um. Além da sua capacidade de se relacionar, você deve também encorajar seus companheiros a desenvolver essa habilidade para melhorar o relacionamento no trabalho.

4. Foco

É importante ter discernimento para decidir o que deve ser o foco do seu trabalho em cada momento. Aprimore sua capacidade de concentração para se dedicar totalmente às tarefas que necessitem de mais atenção. Uma verdadeira líder no trabalho precisa esta atenta a resultados e quando precisar cobrar outros companheiros de trabalho, não deve hesitar em fazer esta cobrança, pois isso faz parte da liderança.

5. Decisões

Um bom líder deve saber quais as decisões certas a tomar e assumir a responsabilidade sobre elas. Mas isso deve ser feito mantendo em mente a humildade, pois haverá momentos em que decisões precisão ser tomadas em grupo ou que você precisará de aconselhamento de outros ao seu redor para optar pela melhor alternativa.

6. Discurso

Um grande erro de chefes que não são bons líderes é pregar um tipo de atitude e não seguí-lo, perdendo totalmente a credibilidade de seus funcionários. Líderes fazem, não apenas prometem, dão o exemplo e praticam seu discurso.

Você pode ser uma grande líder independente da posição que ocupa em uma empresa. Ser gerente ou proprietária de uma empresa não te colocará imediatamente como uma líder, mas espera-se destes cargos a busca de atitudes dignas de uma líder. Portanto, se deseja incluir este aspecto positivo na sua vida profissional, desenvolva suas habilidades de liderança e conquiste ainda mais sucesso em sua carreira.

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