6 exercícios de automassagem

Saiba como aliviar dores de cabeça e nas pernas com técnicas para fazer em casa

Por Juliana Cazarine
6 exercicios de automassagem 6 exercícios de automassagem

Foto: Thinkstock

Não há quem dispense uma boa massagem em dias de grande estresse, não é mesmo? O problema é que nem sempre é possível encontrar alguém, que tenha boas mãos, é claro, para fazer o papel de massagista. Mas, para quem sabe fazer automassagem, este não é um problema. Com exercícios nos locais onde há tensão muscular, é possível aliviar a tensão sozinha.

A terapeuta Mari Maruyama indica seis técnicas para você praticar automassagem. Mas, atente-se à dica da especialista: “Antes de iniciar o tratamento, tome um banho quente para soltar a musculatura. Concentre a ducha na região dos ombros e pescoço”, sugere a profissional da rede de clínicas Luíza Sato.

1 – Tendinite

Passar o dia inteiro em frente ao computador, por exemplo, realizar movimentos intensos com frequência ou simplesmente fazer a mesma atividade repetidamente pode causar inflamações nos tendões e dores intensas ou tendinite. Antes de adquirir uma lesão, faça o exercício a seguir. Pressione os dedos da mão oposta no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Aperte o tendão e rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. O movimento deve ser realizado por toda extensão do antebraço, desde o cotovelo até o punho.

2 – Tensão no pescoço

Para aliviar a tensão no pescoço, coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e aproxime as mãos sem deslizá-las sobre a pele, em movimentos horizontais. O movimento pode ser repetido por toda a extensão da coluna cervical.

3 – Cólicas

Todos os meses as mulheres sofrem com cólicas, algumas mais, outra menos, mas todas sentem a dor incomoda. Quando estiver nesta situação, posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.

4 – Região lombar

O exercício mais indicado para aliviar a dor na região lombar funciona da seguinte maneira: Posicione as mãos sobre ponto dolorido do corpo, feche-as. Em seguida, deite sobre elas e role de um lado para o outro.

5 – Dor de cabeça

A rotina agitada do dia a dia consegue deixar qualquer pessoa com dor de cabeça. Para amenizar esta dor, posicione as pontas dos dedos nas têmporas e faça movimentos circulares.

6 – Pernas cansadas

As pernas tendem a ficar mais sobrecarregadas do que o restante do corpo. Portanto, estão mais suscetíveis à dor. Mas, é claro, existe uma técnica de automassagem para essa região. Flexione o pé e, depois, estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Simultaneamente, aperte a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.