6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Uma ideia é organizá-los de uma maneira diferente na nova casa

Por Tais Romanelli
Atualizado em 14/11/2013 14:25
decorar casa nova moveis antigos 8 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

Mudar para uma nova casa ou para um apartamento é, geralmente, uma oportunidade incrível, que proporciona ótimas expectativas, novos projetos e sonhos. Algumas pessoas – como, por exemplo, os recém-casados – têm a oportunidade de começar do zero: comprando móveis, optando pela decoração que sempre desejaram etc.

Por outro lado, várias pessoas também se mudam e levam com elas móveis antigos, que já faziam parte da outra casa. Mas, conforme destaca a designer de interiores Malu Goraieb, reaproveitar esses itens na decoração é completamente possível e pode dar um toque superespecial ao novo espaço.

“O fato de mudar de casa já deixa subentendido que será uma nova vida. São novas ideias, novos sonhos, mas nem sempre os móveis são novos. Esse reaproveitamento faz parte, mas nem tudo precisa ser como antes”, diz a profissional.

Abaixo você confere algumas dicas para decorar um novo espaço (casa ou apartamento) com móveis antigos, sem deixar que ele fique com a “mesma cara” do anterior:

1. Mude-os de lugar

decorar casa nova moveis antigos 2 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

Na casa antiga, o sofá estava na sala de estar, o armário pertencia ao quarto, as cadeiras ficavam no corredor. Mas que tal organizá-los de uma maneira diferente na nova casa? Esta é a dica da designer de interiores Malu.

Talvez sua cômoda se encaixe no novo quarto; o velho armário dê um charme especial ao corredor; as cadeiras da sala de jantar possam ir para o quarto de hóspedes e um velho espelho possa ficar no hall de entrada da nova casa.

2. Transforme os móveis

decorar casa nova moveis antigos 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

De acordo com a designer de interiores Malu, algumas peças, como cômodas, aparadores e escrivaninhas, podem ser mudadas, principalmente se forem de madeira. “Existe a possibilidade de pintar, ou apenas lixar e envernizar, mantendo as características originais, que é o que chamamos de vintage”, explica.

Mas essas são apenas algumas ideias! Os móveis podem ainda ser reformados: o topo de uma velha mesa pode ser colocado sobre novas pernas ou vice-versa. Estantes podem ter portas adicionadas ou removidas, ou se transformarem em aparadores, entre outras possibilidades.

3. Novas cores e estampas

decorar casa nova moveis antigos 3 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

Outra dica da designer de interiores é mudar a aparência de poltronas, sofás e cadeiras. “Elas podem receber uma nova estampa ou uma nova cor, mudando completamente o visual, e permitindo variar o estilo da casa”, explica.

4. Apostar nos papéis de parede

decorar casa nova moveis antigos 4 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

Ainda de acordo com Malu Goraieb, a peça antiga, depois de receber uma cara nova, pode ganhar destaque no ambiente, quando aliada a um belo papel de parede. “Esses papéis podem ser aplicados facilmente em quartos, salas e corredores”, diz.

5. Atualizar alguns móveis

decorar casa nova moveis antigos 5 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

Mas caso você esteja de fato enjoada de algum móvel que veio da casa anterior, a dica é “trocá-lo” por um novo. Existem diversos antiquários interessados em comprar esse tipo de produto e, com um dinheirinho a mais, você poderá apostar em móveis novos.

A união de novos móveis com os da casa anterior criará um espaço totalmente diferente, ideal para essa nova fase de vida.

6. Invista na iluminação

decorar casa nova moveis antigos 6 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

Que dar um toque especial à sua nova sala de jantar, mas pretende manter a mesma mesa? Uma ideia é investir num novo lustre, que fique logo acima dela, ou simplesmente em outro tipo de iluminação. O ambiente ficará perfeito e superdiferente para receber os velhos amigos na nova casa!

Relatos de quem usou a criatividade

decorar casa nova moveis antigos 7 6 dicas para decorar a nova casa com móveis antigos

Foto: Thinkstock

Patrícia Belato conta que já morava com o noivo há cerca de dois anos. Mas, quando se casaram, resolveram mudar para um novo apartamento. “Já tínhamos os principais móveis e nem pensávamos em trocá-los. Tivemos, então, que usar a criatividade. Colocamos um sofá que ficava na sala de TV no nosso quarto; levamos uma estante do quarto para a sala e por aí vai”, relata.

Mas Patrícia relata que também teve que fazer algumas compras. “Investimos em uma nova cama de casal e a antiga, que ainda estava em ótimo estado, levamos para o quarto de hóspedes. Ali criamos um novo espaço superaconchegante para receber a família, que é de outra cidade”, diz.

De acordo com Rogério Belato, marido de Patrícia, tudo valeu a pena. “Estamos muito satisfeitos com a nova casa. Ela ficou completamente diferente da anterior, isso sem gastarmos muito”, diz.

Mas todas essas são apenas algumas ideias de como decorar a nova casa com móveis antigos. As possibilidades são infinitas…

“A dica é: escolha qual estilo te agrada mais – vintage, retrô, moderno, contemporâneo, clean, etc. E a partir daí, coloque a criatividade em ação! Sem medo de ousar no revestimento e dar uma cara nova ao espaço reutilizando os móveis antigos”, finaliza a designer de interiores Malu Goraieb.