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50 maneiras incrivelmente fáceis de emagrecer 1kg

Comer uma fruta antes do almoço e uma antes do jantar, diariamente, pode ser um bom passo para isso

em 11/08/2014

Foto: Thinkstock

Você sabia que em 1 kg de gordura há aproximadamente 7.700 calorias? Isso significa que, para a pessoa diminuir um 1 kg de gordura, precisa “gastar”, por meio de atividades físicas, e/ou reduzir, por meio de mudanças na alimentação, 7.700 calorias.

Parece muito?! De fato, não é pouco! Mas é totalmente possível. Quer um bom exemplo de como se fazer isso em 15 dias?! Queimando 500 calorias por dia ou queimando 200 calorias extras (caminhando), e não ingerindo outras 300 calorias na hora de se alimentar (recusando um bolo, por exemplo).

Para quem deseja perder 1 kg em um mês, é recomendado diminuir cerca de 256 calorias diárias, o que não é tão difícil assim: caminhar em ritmo leve 1 hora por dia é uma ótima dica para isso, por exemplo! Os resultados com certeza surgirão ao final do mês!

Abaixo você confere dicas de como reduzir calorias no seu dia a dia, seja por meio de mudanças na alimentação, seja por meio da prática de atividades físicas ou de ações rotineiras (que, muita gente não sabe, mas também “queimam calorias”).

Vale destacar que, para alcançar bons resultados, o ideal é unir várias dicas da lista abaixo, tanto de alimentação como de atividades! Você não precisa fazer a mesma atividade todos os dias e nem cortar o mesmo tipo de alimento diariamente…

Ou seja, você não precisa, necessariamente, correr 25 minutos todos os dias do mês… Você pode fazer isso de segunda a sexta-feira e, aos finais de semana, “queimar” as cerca de 256 calorias por meio de outra atividade (que tal andando a cavalo, por exemplo?).

50 dicas que vão te ajudar a perder 1kg (em um 1 mês ou menos)

Para seguir as dicas, no primeiro mês você pode, por exemplo: escolher uma atividade física que mais te agrade para praticar durante a semana; começar a comer uma fruta antes do almoço e uma fruta antes do jantar diariamente; e, aos finais de semana, se divertir andando de patins.

Com o tempo, você pode aumentar as atividades diárias que pratica, se possível. Que tal, após a musculação, levar seu cachorro passear, por exemplo?! Além disso, tende a melhorar cada vez mais sua alimentação… Afinal, perceberá que pode viver muito bem sem comer fast food todos os finais de semana, por exemplo.

Com isso, sem grandes esforços, você estará seguindo hábitos cada vez mais saudáveis e, com certeza, verá bons resultados na balança e, principalmente, no que diz respeito à sua qualidade de vida!

Alimentação

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Vale ressaltar que esses exemplos abaixo levam em conta que você quer gastar cerca de 7.700 calorias somente alterando seus hábitos alimentares, ou seja, sem se exercitar. Com isso, claro, as restrições alimentares tendem a ser um pouco maiores – o que reforça a importância de associar uma alimentação equilibrada à prática de pelo menos uma atividade física para alcançar melhores resultados.

1. Coma uma fruta antes do almoço e uma fruta antes do jantar diariamente, ao longo de 20 dias. Uma pesquisa da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, mostrou que quem come uma fruta cerca de 15 minutos antes de se alimentar chega a economizar até 187 calorias. Isso porque, tende a comer menos na refeição principal.

2.Tem o costume de comer pizza aos finais de semana? E o pior: quando come, não costuma parar no primeiro pedaço? Exclua este hábito da sua alimentação pelo menos por um mês (ou seja, deixando de comer pizza ao longo de quatro finais de semana) e poderá ver bons resultados na perda de peso.

3. Gosta de sopas? Tome uma sopa de vegetais (porém, sem batatas, queijos, creme de leite, sal etc.) antes do almoço e do jantar ao longo de 1 mês. Pesquisadores afirmam que essa medida pode ajudar a reduzir o valor calórico do prato seguinte em até 130 calorias.

4. Reduza a quantidade de azeite que você tempera a salada diariamente ao longo de 1 mês. Por mais que seja um alimento saudável, vale destacar que ele é, também, calórico, por isso, nunca deve ser usado em excesso.

5. Aos finais de semana você tem o costume de comer lanche em alguma lanchonete da cidade?! Saiba que um lanche feito com pão de hambúrguer, hambúrguer de carne, maionese, catchup, mostarda, alface, tomate e ovo pode passar de 600 calorias! Então, abolir este hábito ao longo de 1 mês, pelo menos, pode ser um ótimo passo para alcançar bons resultados na balança.

6. Quando toma cerveja você costuma beber algo em torno de 5 latas? Então uma boa dica para perder 1 quilo ao longo do mês é ficar sem este hábito (até mesmo nos finais de semana).

7. Deixe de tomar refrigerante após o almoço e o jantar (ou em qualquer outro horário do dia) ao longo de um mês.

8. Esqueça os chocolates que você tem o costume de comer diariamente após o almoço ou jantar.

9. Não adoce seu café com açúcar pelo menos ao longo de 1 mês para começar a ver bons resultados.

10. Fuja diariamente das frituras. Se estiver com vontade de comer batatas, por exemplo, faça-as no forno.

11. Não adicione queijos nos seus pratos diários (omelete, massa, lanche com pão integral etc.).

12. Petit Gateau é um doce delicioso, não é mesmo? Mas você deve resistir a ele sempre que possível se deseja perder peso! Isso porque o doce (bolinho mais sorvete) tem aproximadamente 400 calorias.

13. Fuja do fast food (inclusive aos finais de semana)! Se você comer, por exemplo, um lanche Big Tasty mais uma batata frita (grande) e um copo (grande) de Coca-Cola, estará consumindo 1453 calorias. Comendo este “combo” 5 vezes no mês, você consumirá 7265 calorias! Ou seja, quase o suficiente para ganhar um quilo… Por isso, siga o caminho contrário e evite este tipo de alimento!

14. Você tem o costume de comer ao menos 2 pães francês ao dia (um pela manhã e outro à noite, por exemplo)?! Saiba que eles somam 260 calorias, por isso, se você deseja perder peso, comece cortando este item da dieta.

15. Você é acostumado a usar açúcar para adoçar seus sucos naturais e, também, as frutas, como morango, mamão, abacate etc.? Saiba que 4 colheres de sopa rasas (63 gramas) de açúcar somam cerca de 250 calorias, por isso, o ideal é cortar este hábito!

16. Esqueça as bolachas no dia a dia! Até mesmo as bolachas “água e sal” não são tão “amigas” da dieta. 12 unidades dela somam 260 calorias.

Atividade física

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Vale ressaltar que esses exemplos abaixo levam em conta que você quer gastar cerca de 7.700 calorias somente com as atividades, ou seja, sem associá-las a uma redução de calorias na hora de se alimentar. Com isso, claro, o esforço é maior.

Mais uma vez reforça-se a necessidade de associar as atividades à redução da ingestão calórica. Dessa forma, a queima de 7.700 calorias (para a perda de 1 kg de gordura) ocorrerá de forma muito mais simples e rápida.

17. Caminhe em ritmo leve todos os dias (inclusive aos sábado e domingos) por 1 hora durante um mês;

18. Caminhe em ritmo bem rápido diariamente ao longo de 15 dias;

19. Corra em ritmo moderado diariamente por cerca de 25 minutos ao longo de 1 mês.

20. Pratique dança de salão por 1 hora ou mais diariamente ao longo de 1 mês.

21. Pratique aulas de balé diariamente por 1 hora ao longo de 15 dias.

22. Jogue basquete diariamente por cerca de 50 minutos ao longo de 15 dias.

23. Pratique aulas de Boxe diariamente por cerca de 50 minutos ao longo de 15 dias.

24. Pratique aulas de capoeira diariamente por cerca de 50 minutos ao longo de 15 dias.

25. Jogue futebol diariamente por cerca de 50 minutos ao longo de 15 dias.

26. Faça aulas de ginástica aeróbica de segunda a sexta-feira (ou seja, 5 vezes na semana), cerca de 1 hora por dia, durante um mês.

27. Faça aulas de ginástica olímpica de segunda a sexta-feira (ou seja, 5 vezes na semana), cerca de 1 hora por dia, durante um mês.

28. Jogue handebol diariamente por cerca de 50 minutos ao longo de 15 dias.

29. Pratique aulas de Jiu-jitsu diariamente por cerca de 50 minutos ao longo de 15 dias.

30. Pratique aulas de Judô diariamente por cerca de 50 minutos ao longo de 15 dias.

31. Se exercite subindo e descendo escadas por cerca de meia hora diária ao longo de 15 dias.

32. Jogue tênis por cerca de 1 hora diariamente ao longo de 15 dias.

33. Se exercite por cerca de 1 hora diariamente no aparelho elíptico da academia ao longo de 15 dias.

34. Pratique aulas de natação por cerca de 1 hora diariamente ao longo de 14 dias.

35. Pratique Stand Up Paddle por cerca de 1 hora diariamente, de segunda a sexta-feira (ao longo de um mês).

36. Pule corda por cerca de 40 minutos diariamente ao longo de 26 dias.

37. Ande de bicicleta diariamente por cerca de 1 hora ao longo de 1 mês.

38. Pratique 52 minutos de musculação para queimar cerca de 260 calorias.

Hábitos saudáveis que você pode adotar

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Abaixo seguem outros hábitos que fazem você gastar cerca de 250 calorias e que podem ajudar você a conquistar seu objetivo de perder peso. Claro, eles devem estar associados a atividades físicas e a uma alimentação equilibrada.

39. Leve seu cachorro passear diariamente ao longo de um mês. Em um passeio de 1 hora você pode queimar cerca de 300 calorias.

40. 1 hora de brincadeira com o seu cachorro – como, por exemplo, pegando uma bola e jogando pra ele pegar – pode fazer você queimar até 260 calorias. Aproveite para fazer isso ao longo de um mês.

41. Vá trabalhar a pé de segunda a sexta-feira. Provavelmente você terá bons resultados na perda de peso!

42. Divirta-se enquanto queima calorias: ande de patins por cerca de 52 minutos diariamente ao longo de 1 mês.

43. Se for necessário, limpe a casa por 1 hora: é possível queimar cerca de 250 calorias com esta atividade.

44. Mora em prédio? Desista do elevador! Suba e desça pelas escadas diariamente, sempre que for sair e chegar em casa!

45. 1 hora lavando o carro queima cerca de 250 calorias. (É claro que você não vai fazer isso diariamente, mas esta pode ser uma boa atividade para quando o seu veículo precisar, de fato, de uma limpeza. Você estará unindo o útil ao agradável).

46. Quem disse que fazer compras não faz bem? Em 1 hora de passeio no Shopping ou em Supermercado, em uma caminhada moderada, é possível gastar cerca de 250 calorias. (Provavelmente você não fará isso todos os dias do mês, mas, vez ou outra, esta poderá ser a “atividade” do dia).

47. Ande a cavalo por cerca de 1 hora e meia para gastar aproximadamente 260 calorias. (Essa é uma ótima dica para ter um bom gasto calórico em um dia do final de semana, no qual você não vai à academia, por exemplo).

48. Jogue boliche com os amigos por cerca de 1 hora e meia e gaste aproximadamente 260 calorias. Mais uma ótima dica para gastar calorias em um dia (ou mais dias) do final de semana!

49. Faça sexo diariamente, se possível. Em 1 hora de prática você pode queimar cerca de 200 calorias!

50. Lavando a louça por cerca de 1 hora após o almoço e 1 hora após o jantar você pode queimar cerca de 300 calorias.

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