5 passos para mudar o visual da sua cozinha

Saiba quais são as etapas que você deve seguir para repaginar sua cozinha sem estresse

Por Andressa Dias
Atualizado em 22/06/2012 9:47

5 passos para mudar visual cozinha 5 passos para mudar o visual da sua cozinha

Antes de fazer qualquer mudança no visual da sua cozinha, confira nossas dicas e aprenda o passo-a-passo de como deixa-la com uma cara nova sem atropelar etapas e evitando que o resultado não saia como esperado.

1 – Faça uma boa faxina na cozinha

O primeiro passo antes de mudar qualquer coisa na sua cozinha é fazer uma faxina e organizar tudo. Elimine objetos sem uso e tente deixar o visual da cozinha mais clean. Quando você conseguir ver a cozinha sem objetos espalhados ficará mais fácil de visualizar o que pode ser mudado.

Não se esqueça de checar se existem panelas quebradas ou potes de plástico defeituosos – essa é uma boa hora para se livrar de objetos que acabam ficando “entulhados” na cozinha e ocupam espaço que você pode usar melhor.

2 – Faça um planejamento

Com a cozinha arrumada, é hora de analisar o que você quer mudar e quanto você pode gastar para fazer isso. Você quer mudar a cor das paredes? Trocar o revestimento? Comprar móveis ou eletrodomésticos novos? Ou apenas adicionar alguns objetos decorativos?

Feito isso, o próximo passo é definir um orçamento a ser usado na “repaginada” da sua cozinha. Tenha em mente que se ater ao orçamento é uma ótima maneira de evitar gastos exagerados.

3 – Pesquise tendências e busque inspirações

Outro fase desse processo é a fase de inspiração. Busque imagens de cozinhas na internet e visite a cozinha da casa de suas amigas para se inspirar e imaginar como você quer a sua nova cozinha.

Lembre-se que não é necessário fazer uma revolução enorme para mudar o visual da sua cozinha, com um pouco de criatividade já dá para deixa-la com uma cara nova sem ter muito trabalho ou muitos gastos.

4 – Faça orçamentos em diferentes lugares

Para garantir que você vai se ater ao orçamento reservado, pesquise preços em diferentes lugares e pechinche valores para economizar com a sua nova cozinha.

Se o seu orçamento estiver apertado, procure mexer apenas no que é extremamente necessário. Por exemplo, se sua pia está com alguma infiltração ou vazamento, talvez seja necessário trocar ela e o balcão.

5 – Mãos à obra!

Com tudo praticamente pronto para começar as mudanças no visual deste cômodo da casa, o último passo é preparar o ambiente para o que for preciso ser feito.

Por exemplo, se você for trocar o revestimento das paredes, talvez seja necessário desacoplar alguns armários que estão fixos à parede. É importante organizar tudo antes para evitar danos nos objetos e móveis.

Leve em consideração as dicas e torne realidade a mudança que você quer ver na sua cozinha sem precisar ter muito trabalho ou gastar rios de dinheiro. Repagine o cômodo e aproveite ainda melhor o ambiente.