5 dicas para ter uma pele bonita depois dos 40

Conheça os principais cuidados necessários para manter a jovialidade da pele por mais tempo

Por Andressa Dias
Atualizado em 18/07/2011 9:22

como envelhecer pele bonita 5 dicas para ter uma pele bonita depois dos 40

Uma das maiores preocupações femininas é o envelhecimento. Rugas e outros sinais da idade são um verdadeiro tormento na vida de muitas mulheres, até mesmo das mais jovens. Porém, enquanto ainda não existe um método que interrompa este processo, quem deseja retardar os sinais de que a melhor idade está chegando pode contar com alguns cuidados para manter a pele bonita depois dos 40. Por isso, selecionamos 5 dicas que ajudam a manter a jovialidade da pele por mais tempo:

1 – Importância da água para a pele

Beber a quantidade certa de água ajuda na absorção dos nutrientes que a pele necessita para ficar sempre saudável. A água também é uma grande aliada na hidratação da pele, o que é extremamente essencial para que ela tenha um aspecto jovem. O consumo de água também auxilia no processo de eliminação das toxinas do organismo e impede que elas se acumulem, deixando a pele mais bonita. O consumo ideal de água por dia é de 8 copos ou 2 litros.

2 – Alimentação adequada

Para diminuir os sinais de envelhecimento da pele, é importante recuperar os nutrientes perdidos neste processo, o que pode ser feito através de uma alimentação saudável e balanceada. Recomenda-se o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, pois são estes nutrientes que combatem a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Os antioxidantes podem ser encontrados nas verduras de folhas verdes e escuras, nas frutas vermelhas, roxas e nas leguminosas. Além de conter os antioxidantes necessários, alguns desses alimentos contém fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino e vitaminas C e E, que têm ação anti-envelhecimento.

As proteínas, por sua vez, estimulam a produção de colágeno em quantidade necessária para a manutenção da firmeza dos tecidos da pele. Carnes magras como de frango e peixe são ótimas opções para o consumo de proteínas. A gelatina também é rica em proteína, mas não pode ser a única fonte deste nutriente em sua dieta.

3 – Hidratante e filtro solar

Conforme a pele envelhece, ela fica menos hidratada, o colágeno também diminui e é aí que as rugas e a flacidez aparecem. Para diminuir os efeitos do envelhecimento na pele, é importante manter a hidratação com cremes, óleos e loções. Além disso, o uso do filtro solar também é crucial para manter a pele jovem. Uma boa opção é usar cremes hidratantes que contenham filtro solar e se expor o mínimo possível aos raios solares.

4 – Cosméticos antienvelhecimento

Os cosméticos antiidade são importantes para diminuir os sinais do envelhecimento, pois fornecem as vitaminas e proteínas necessárias para a recuperação da beleza e vivacidade da pele. Os tratamentos antienvelhecimento, também conhecidos como anti-aging, estimulam a produção de colágeno e nutrem a pele deixando-a com aspecto mais jovial. Esses tratamentos devem ser feitos sob orientação de um dermatologista.

5 – Aplicação de botox

Os tratamentos antienvelhecimento naturais são mais extensos e seus resultados podem aparecer a longo prazo. Porém, quem quer recorrer a uma alternativa mais rápida pode contar com a aplicação do botox. O botox relaxa a musculatura e diminui as rugas, além de evitar a contração excessiva dos músculos. Em geral, a reaplicação do botox deve ser feita entre três e seis meses após a última sessão.

Vale ressaltar que é imprescindível tentar sempre manter uma alimentação em nutrientes que a pele precisa, beber bastante água e proteger a pele dos raios solares. Tratamentos com cremes rejuvenescedores e a aplicação de botox podem ser alternativas mais fáceis, mas se combinadas com os cuidados naturais, seus efeitos podem ser ainda melhores e mais visíveis.