5 dicas de limpeza para prevenir gripes e resfriados

Conheça medidas simples que vão ajudar a espantar os germes

Por Fernanda Boito
Atualizado em 27/02/2013 9:41
5 dicas de limpeza para prevenir gripes e resfriados 5 dicas de limpeza para prevenir gripes e resfriados

Foto: Thinkstock

Assim que o clima começa a esfriar, inicia-se também a época de preocupações referentes às gripes e aos resfriados. Na estação mais fria, a principal inquietação é a de como prevenir essas doenças.

A alternativa mais procurada para não pegar gripe é a vacinação, mas algumas medidas simples podem ajudar na prevenção de maneira mais eficaz. Por isso, selecionamos cinco dicas de limpeza que vão ajudar a prevenir gripes e resfriados. Confira.

1 – Lave cobertores, travesseiros e toalhas de uso comum

Quando a temperatura está mais baixa, é muito comum que os familiares e amigos se reúnam em um cantinho aconchegante para assistir a um filme ou mesmo conversar. Nesses casos, o sofá, repleto de cobertores e travesseiros, é um dos locais favoritos para as pessoas e os germes também. Por isso é fundamental lavar os cobertores e travesseiros de uso comum pelo menos uma vez por mês e limpar o sofá, utilizando um aspirador ou um paninho com vinagre.

Além disso, as toalhas, principalmente as de mão, compartilhadas no banheiro, também devem ser lavadas, pelo menos uma vez por semana. Os germes adoram o ambiente úmido e quente do banheiro e podem permanecer vivos na toalha por várias horas.

2 – Desinfete o seu telefone celular

Por mais inofensivo que pareça, o telefone celular é um dos itens mais sujos, mais até que uma sola de sapato, se considerarmos a quantidade de germes e bactérias que podem estar presente nesse tipo aparelho.

O calor provocado pela bateria do celular e a umidade da boca do usuário do aparelho resultam em um ambiente perfeito para a multiplicação dos germes, por isso é muito importante que a limpeza do telefone seja realizada freqüentemente. Para isso, utilize um pano umedecido com álcool isopropílico, ideal para a limpeza de aparelhos eletrônicos por conter menos de 1% de água.

3 – Limpe o teclado do computador

Outro aparelho eletrônico que pode contribuir para a disseminação dos germes é o teclado do computador, principalmente se ele for partilhado entre os familiares ou no escritório. Para retirar a sujeira que se acumula entre as teclas, utilize um secador de cabelo e para desinfetá-las, assim como para o celular, faça uso de um pano umedecido com álcool isopropílico e lembre-se de incluir essa tarefa na sua rotina diária.

4 – Lave os brinquedos das crianças

Para ajudar a prevenir gripes e resfriados nas crianças, é essencial que os brinquedos sejam lavados sempre. Até os brinquedos de borracha utilizados durante o banho devem ser limpos constantemente. Para fazer isso de maneira eficaz, basta esfregá-los com bucha e sabão ou então limpá-los com um pano umedecido com vinagre.

5 – Limpe a casa com desinfetantes

Sugerimos também que os pontos da casa onde todas as pessoas colocam a mão, como as maçanetas das portas, os interruptores de luz e a porta da geladeira, sejam limpos todos os dias. Basta utilizarmos um pano umedecido com desinfetante. É importante lembrar que esse pano também deve ser lavado sempre para evitar o acúmulo de sujeira.

Além de todas essas dicas, vale a pena ressaltar que lavar as mãos várias vezes ao dia também é uma medida muito eficaz para prevenir gripes e resfriados. Por isso, mãos à obra para eliminar os germes.