Dicas de Mulher Dicas de Beleza

5 danos do cigarro à sua beleza

O vício do cigarro pode ter efeitos devastadores na sua aparência, conheça os principais deles

em 16/09/2014

Todo mundo sabe que o cigarro é causador de diversos problemas para o organismo e compromete a saúde. Mas além das doenças, os danos causados pelo tabagismo também podem ser percebidos externamente.

Os produtos químicos e tóxicos da composição do cigarro e a fumaça de cheiro desagradável também prejudicam a aparência de quem fuma. Prepare-se para conhecer alguns dos danos do cigarro à beleza e repensar sobre o vício.

1 – Rugas no rosto

Com o consumo do cigarro, a pele sofre diversas agressões. A nicotina desencadeia a destruição do colágeno e da elastina, é aí que surgem os sinais de flacidez e as rugas mais profundas que dão a aparência de rosto envelhecido.

Uma simples tragada contrai diversos músculos da boca e com a repetição desse movimento, a região vai perdendo a força e a elasticidade, por isso surgem as rugas em volta dos lábios.

O vício do cigarro também faz com que os pés de galinha ao redor dos olhos apareçam mais cedo. Isso acontece por causa do calor da queima do cigarro e dos produtos químicos do tabaco, principais responsáveis por danos internos nas estruturas da pele e dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos.

2 – Sorriso amarelo e mau hálito

Além do surgimento de rugas ao redor dos lábios, o cigarro provoca outros estragos na boca, como o mau hálito e dentes amarelados. A nicotina afeta os tecidos que protegem e sustentam os dentes e o alcatrão (substância do cigarro) deixa o sorriso amarelado.

Quem fuma tende a ter mau hálito persistente e pode vir a ter problemas na gengiva, perda dos dentes com mais facilidade e até doenças mais graves como o câncer.

3- Manchas na pele e nos dedos

A nicotina tem efeito semelhante a exposição solar sem proteção, que destrói as fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de envelhecimento. Outro problema é que o cigarro priva a pele de oxigênio e de vários nutrientes, por isso algumas partes do corpo pode apresentar coloração irregular. As manchas escuras podem aparecer por todo o rosto, principalmente na região dos olhos em forma de olheiras.

Além das manchas na pele, os dedos e unhas aparentam uma coloração amarelada pelo simples fato de segurar o cigarro entre os dedos. A substância responsável por isso é o alcatrão.

4- Cabelos danificados

O fumo é um dos principais causadores de queda de cabelo. Os fios caem porque a nicotina se aloja nas paredes das veias diminuindo a circulação do sangue e impedindo que nutrientes importantes que mantém os cabelos saudáveis e bonitos cheguem até a raiz. O problema pode ser intenso, com queda acentuada de fios e até sinais de calvície.

A temperatura do cigarro também contribui para o envelhecimento precoce dos fios, deixa as madeixas com aspecto opaco e ressecado, pode causar escamação no couro cabeludo e o surgimento de pontas duplas. Fumar também acelera a perda de melanina dos fios, por isso os cabelos brancos aparecem mais cedo.

O mau cheiro da nicotina prejudica os cabelos, pois permanece nos fios durante bastante tempo e muitas vezes os produtos capilares não são capazes de retirar todo o odor da fumaça na hora do banho.

5- Flacidez no corpo

O cigarro não só danifica a aparência do seu rosto, como também do restante do seu corpo. Segundo pesquisas, as regiões do corpo que mais sofrem são os braços e os seios, que geralmente são atacados pela flacidez.

Comentários
Dicas relacionadas