5 coisas que toda mulher deveria saber antes de iniciar uma dieta

Dicas valiosas para garantir bons resultados e manter a saúde em dia

Por Alessandra Busko
Atualizado em 22/06/2012 11:18

5 coisas dieta 5 coisas que toda mulher deveria saber antes de iniciar uma dieta

Para muitas mulheres, a segunda-feira não é apenas o começo de uma nova semana, mas também o dia oficial para iniciar uma dieta. Planejar uma dieta é muito fácil, mas começar a ter uma alimentação mais equilibrada para poder eliminar alguns quilos, parece ser uma tarefa pra lá de complicada.

Algumas mulheres acham que a forma mais rápida de perder peso é ficar durante o dia todo sem comer ou até mesmo seguir regimes duvidosos que podem acabar prejudicando a saúde. Para fazer uma dieta correta, é preciso estar ciente de que fechar a boca totalmente nem sempre é necessário.

Aliás, seguir uma dieta pode não ser tão divertido quando é preciso deixar de comer seus alimentos preferidos e bem calóricos para ter uma alimentação mais controlada e saudável.

Mas é preciso comer sim, só que de forma mais saudável, sem exageros e seguindo sempre cardápios balanceados.

Confira agora 5 coisas que toda mulher deveria saber antes de iniciar uma dieta. São dicas valiosas para garantir bons resultados e manter a saúde em dia.

1- O dia ideal para iniciar uma dieta

Aquela dieta planejada para o começo da semana vai sendo deixada de lado por um dia, dois e quando você vê, já está adiando para a próxima segunda-feira outra vez. Não é preciso esperar até o começo da semana para poder ter uma vida mais leve e saudável. É possível dar início a uma dieta seguindo um cardápio saudável a qualquer momento, pois se você continuar pensando só no planejamento, logo pode desistir de tentar.

Outro erro comum cometido por muitas mulheres é dias antes de começar a dieta, acabar consumindo mais alimentos e tentar aproveitar de tudo um pouco para não sentir fome ou vontade.

Evite este comportamento de autossabotagem. Além de prejudicar sua saúde, você pode se decepcionar com os quilos a mais na balança e precisar se esforçar ainda mais para eliminá-los.

Para conferir os resultados da dieta, a quantidade calórica dos alimentos deve ser baixa, porém saudável, nutritiva e sempre recomendada por um especialista no assunto.

2- Como não fugir da dieta nos finais de semana

Chegou o final de semana, é hora de sair e aproveitar as festas e até mesmo aquele jantar com os amigos ou o namorado no sábado à noite e prolongar saboreando um almoço em família no domingo. Mesmo com tantas tentações, é possível aproveitar tudo isso até mesmo fazendo a dieta. Para eliminar alguns quilinhos, não se deve largar a dieta nos dias de folga, mas manter uma alimentação controlada evitando ao máximo os alimentos mais calóricos.

Controle-se, não coma exageradamente e procure colocar no prato alimentos mais leves e saudáveis como saladas, vegetais, uma quantidade mínima de arroz e uma carne magra. Na sobremesa, evite os doces e procure comer mais frutas em forma de salada.

3- Como fazer dieta sem passar fome

Para que a dieta dê ótimos resultados e você não sinta fome ao longo do dia, basta segui-la corretamente consumindo alimentos a cada três horas sem pular nenhuma refeição do dia, principalmente o café da manhã. A dica para não passar fome é comer lanches saudáveis, barrinhas de cereais e frutas em forma de salada, sucos ou misturados com iogurte e granola durante os intervalos ao longo do dia. Além de serem muito saudáveis, esses alimentos são nutritivos.

4- Dieta e academia

Para manter o corpo sempre em forma e eliminar os quilos com mais facilidade, a dupla dieta e academia é infalível para ajudar o corpo ficar ainda mais saudável e sem as indesejáveis gordurinhas. Se não tiver tempo para ir à academia ou não gostar muito, a dica é apostar nos exercícios físicios em casa mesmo. Existem atividades que mesmo feitas em casa dão ótimos resultados. Tire um tempo para você e caminhe pelo parque, pule corda, faça um passeio de bicicleta pela cidade ou procure uma atividade diferente, porém saudável.

5- Espante a ansiedade

Existem pessoas que são muito ansiosas e acabam descontando a tensão nos alimentos. Os principais alimentos que são “devorados” primeiro nessa situação são os mais calóricos como o chocolate, hambúrguer, biscoito e bebidas gaseificadas como os refrigerantes. Quando consumidos exageradamente, esses alimentos podem ser prejudiciais à saúde e ainda engordam.

A ansiedade pode levar ao descontrole e atrapalhar sua dieta. Por isso, é necessário ocupar a cabeça com outras atividades para ficar mais tranquila, relaxada e espantar a ansiedade. As atividades físicas ajudam a eliminar o estresse, procure a que mais se adapta ao seu estilo.