Dicas de Mulher Dicas de Saúde

5 coisas que podem arruinar seu treino na academia

Descubra o que está sabotando seus exercícios e aprenda como resolver isso

em 31/01/2012

Malhar e conseguir bons resultados não é tão fácil como parece. Se matar de fazer exercícios na academia não é uma garantia de queima rápida de calorias e muito menos de que você vai ter um corpo bonito e saudável.

Para aproveitar melhor o seu treino na academia é importante se livrar de alguns hábitos que podem detonar a sua malhação e ter o efeito contrário do que você espera. Por isso listamos o 5 sabotadores do seu treino e ensinamos como resolver estes impasses de forma prática, confira abaixo.

1 – Seu treino está aumentando demais o seu apetite

O problema: Um dos “efeitos colaterais” da malhação é que geralmente quem treina tem mais apetite e além disso ainda adquire o hábito de pensar que já que eu queimou as calorias, pode devorar seu doce predileto.

Porém, isso pode estar inutilizando totalmente o seu treino, fazendo com que você aumente as calorias em vez de diminuir. Por exemplo, em média, queima-se por volta de 500 calorias ao correr por 45 minutos, mas infelizmente as sobremesas costumam ter mais de 1000 calorias.

Como resolvê-lo: Consultar o seu nutricionista e o profissional que acompanha seu treino na academia para fazer um treino que acompanhe o ritmo da sua dieta. Para que assim você possa malhar e queimar as calorias que ingere de forma saudável.

2 – Seu treino te deixa cansada demais

O problema: Malhar excessivamente pode trazer mais prejuízos do que benefícios para seu corpo e a sua saúde. Além de te deixar completamente inútil pelo resto do dia, pode afetar o sistema imunológico te deixando mais fraca, além de dar mais vontade de comer doces e causar insônia – fatores que podem levar ao aumento de peso.

Como resolvê-lo: Marque uma sessão com um personal trainer para que ele desenvolva um plano de exercícios que seja desafiador, mas que não te deixe tão exausta.

3 – Seu treino queima menos calorias do que deveria

O problema: Alguns métodos para saber quantas calorias se queima com determinado exercício ou aparelho nem sempre são confiáveis. Em geral, eles usam um referencial, e por exemplo, se você estiver fora do peso do referencial, o exercício não te fará queimar as calorias que você acredita que vai.

Como resolvê-lo: Prefira métodos que envolvam a distância para saber quantas calorias vai perder. Por exemplo, caminhando 5km você pode queimar até 400 calorias. De qualquer forma é essencial consultar seu personal trainer e o nutricionista para cálculos mais precisos.

4 – Seu treino não é variado o suficiente

O problema: Se você faz sempre a mesma série de exercícios você pode estar deixando de trabalhar outros músculos e perdendo menos calorias do que poderia estar. Variar os tipos de exercícios é essencial e faz muito bem para quem quer ter um corpo definido e queimar calorias de forma saudável.

Como resolvê-lo: Fazer um plano de exercícios que equilibre as modalidades cardio, força, flexibilidade e core. Tente variar bastante os tipos de exercícios.

5 – Seu treino deixou de ser um desafio

O problema: Se você está fazendo os mesmos exercícios com a mesma intensidade e desafios desde o seu início na academia, pode ser que esta série já não esteja mais queimando tantas calorias. Conforme o exercício se torna fácil, o corpo consome menos calorias durante sua prática.

Como resolvê-lo: É importante aumentar os pesos, aos poucos e conforme seu potencial e limites. Também é essencial variar na intensidade e resistência dos exercícios para desafiar mais o seu corpo, e assim, queimar mais calorias e ter um treino mais proveitoso.

Comentários
Dicas relacionadas