5 benefícios de dormir acompanhada

Veja como dormir com quem você ama pode te fazer bem

Por Andressa Dias
Atualizado em 22/08/2013 15:10
beneficios de dormir acompanhada 5 benefícios de dormir acompanhada

Foto: Thinkstock

Quem é que não gosta de dormir com uma boa companhia? E saber que isso pode trazer benefícios ao seu bem-estar e te oferecer mais qualidade de vida torna este hábito ainda mais prazeroso. Veja a seguir como dormir com quem você gosta pode te beneficiar.

1 – Facilita na detecção de problemas

Dormir acompanhada pode ajudar a perceber problemas de saúde e até a evitar a morte de quem divide a cama com você – é o que afirma o estudo realizado pela Universidade de Minnesota nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, quando você partilha o leito com alguém, a pessoa pode perceber quando você sofre com apneia do sono ou até mesmo quando tem um início de infarto. Sendo assim, dormir com alguém pode salvar sua vida.

2 – Ajuda a diminuir os níveis de estresse

Uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que quem dorme acompanhada tem seus níveis de cortisol – hormônio relacionado ao estresse – diminuídos.

Outro benefício de dormir com alguém, segundo o estudo da Universidade da Carolina do Norte, também nos EUA, mostrou que mulheres que recebiam mais abraços, tinham seus níveis de oxitocina elevados – hormônio relacionado ao afeto – aumentados, enquanto sua pressão arterial e ritmo cardíaco diminuídos.

Considerando esses dados, pode-se afirmar que faz bem para a saúde dormir acompanhada e receber muitos abraços, seja na cama ou fora dela.

3 – Te ajuda a pensar com clareza e a resolver melhor os problemas

De acordo com o psicólogo espanhol Douglas Quintero, dormir junto ajuda a analisar melhor as questões do relacionamento e a fazer isso de maneira mais tolerante e racional. Segundo ele, pensar sobre os problemas enquanto estão fisicamente próximos e em um clima de aconchego facilita solucioná-los.

4 – Ajuda a combater a insônia

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da U. Ryerson, no Canadá, concluiu que a dinâmica de um relacionamento influencia diretamente na rotina do sono de um indivíduo. Ou seja, quando ambos começam a >dormir juntos, acabam se condicionando a dormir os dois na mesma hora, criando uma rotina saudável de sono e diminuindo as chances de insônia.

5 – Potencializa os benefícios de uma boa noite de sono

Mulheres que dormem acompanhadas tem mais chances de adormecer rápido e acordar menos vezes durantes à noite, se comparadas às solteiras, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh.

Outro dado revelador é que os homens se mexem mais durante a noite, porém, as mulheres – quando sozinhas – tendem a ter um sono ainda mais perturbado que o dos homens que dormem sozinhos.

Agora que você já sabe que dormir acompanhada faz tão bem à nós mulheres, você tem um motivo a mais para dormir de conchinha com aquela pessoa especial.