Dicas de Mulher Dicas de Saúde

5 alimentos que não engordam tanto quanto parecem

Fazendo boas escolhas, é possível adicionar à dieta alimentos que você adora mas evita comer por que são muito calóricos

em 14/02/2014

Foto: Thinkstock

Existe uma parte desanimadora de todas as dietas para emagrecer: há muitos alimentos deliciosos que são completamente banidos das refeições de quem deseja enxugar alguns quilinhos. Pois saiba que essa decisão não precisa ser tão radical. Isto porque, às vezes, eles não são tão prejudiciais à saúde quanto parecem e, se ingeridos com moderação, podem fazer parte da sua dieta sem culpa! A nutricionista Marina Donadi explica como é possível incluir alguns desses “vilões” no seu dia a dia sem mandar seus esforços por água abaixo. Confira!

1. Pizza

As pizzas quase sempre são banidas de dietas de emagrecimento. Mas, surpreendentemente, é possível ver pontos positivos neste alimento: o molho de tomate é rico em licopeno, que atua contra o câncer e o envelhecimento da pele; já o queijo é rico em proteínas, nutriente indispensável ao organismo. Para não estragar a dieta, o importante é fazer boas escolhas. Uma pizza de mussarela com bacon, por exemplo, pode chegar a mais de 400 calorias, enquanto a pizza de atum conta com cerca de 200 calorias.

Por isso, a nutricionista Marina Donadi sugere algumas dicas: opte por massas integrais em vez das tradicionais, já que são fonte de fibras; os queijos brancos são opções mais saudáveis, pois têm menos gordura saturada do que os amarelos; dê preferência às massas finas; por fim, recheios pesados, como bacon e calabresa, podem ser evitados. “Em vez disso, escolha pizzas com vegetais, que são menos calóricas e ricas em nutrientes, que devem garantir a saciedade com cerca de dois pedaços”, recomenda.

2. Pipoca

Pipoca no cinema? De dieta, nem pensar! E com razão: um pote grande de pipoca de cinema com manteiga pode chegar a quase mil calorias! Em geral, tem alto teor de gordura e é cheia de sódio. Mas, diferente do que pode parecer, o grande problema está no preparo, e não no alimento.

A pipoca pode, sim, ser saudável! Isto porque é fonte de carboidrato integral, portanto rica em fibras, e possui substâncias antioxidantes, que reduzem o risco de doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. Mas, no cinema, são adicionadas grandes porções de gordura para ficar ainda mais apetitosa. Para comer uma pipoca “do bem”, prepare em casa e evite a manteiga, reduza (ou elimine) o óleo do preparo e adicione pouco sal.

3. Picolé

Neste calor, quem resiste a um picolé? Bem, “quem está de dieta” seria uma boa resposta. Faz sentido: um picolé coberto por chocolate contém quase 300 calorias, e é lotado de gordura saturada (que está relacionada a doenças cardiovasculares). Mas, felizmente, há opções muito mais saudáveis no mercado. Os picolés de fruta são menos calóricos e igualmente refrescantes! Um picolé de limão tem cerca de 50 calorias e é livre de gordura. É ou não é uma ótima opção?

4. Sanduíche

Deu aquela vontade de comer um lanche, mas você não quer enfiar o pé na jaca? Não se desespere! Os lanches costumam ser evitados na dieta, mas nem sempre são tão ruins quanto parecem. Basta evitar alguns ingredientes muito calóricos, como o bacon e a carne vermelha.

Para um sanduíche saudável, a nutricionista Marina Donadi dá algumas dicas: substitua o pão normal por integral, que é fonte de fibras; para o recheio, aposte no filé de frango ou, quem sabe, em um hambúrguer caseiro feito com carne moída magra (o patinho é uma boa opção); os queijos brancos também são melhores do que os amarelos, já que contêm menos gordura; para finalizar, acrescente a salada de sua preferência, como alface e tomate.

5. Bebida gelada de café

Você adora frappuccinos, mas tem certeza de que eles são capazes de arruinar sua dieta? Pois, para tudo, há uma solução! Um frappuccino grande com chantilly contém cerca de 480 calorias, e isto é mesmo um exagero. Mas, saiba: um copo pequeno e sem chantilly tem apenas 90 calorias. Que tal? Assim, você pode matar a vontade sem consumir muito mais calorias do que planejou.

Lembre-se: o sucesso da dieta está no equilíbrio. Faça boas escolhas e leve uma vida mais saudável!

Comentários
Dicas relacionadas