Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

4 dicas para lidar com um parceiro inseguro

Transmitir confiança a ele é fundamental para acabar com o ciúme infundado

em 27/03/2013

Foto: Thinkstock

Seu namorado é ciumento? Não gosta que você use roupas curtas, que saia com suas amigas, que mantenha contato com seus amigos do sexo masculino? Tudo bem, na medida certa, o ciúme pode mesmo funcionar como tempero para a relação mas, em excesso, estraga qualquer amor. E fica pior quando um dos dois começa a investigar a vida do outro, desconfiando de cada passo dado pelo parceiro e julgando-o como um risco em potencial de traição.

Embora seja comum passar por situações similares às citadas, lidar com a insegurança da pessoa com quem nos relacionamos é cansativo e pode, de fato, atrapalhar o futuro do relacionamento. Se você não quer continuar enfrentando um namorado inseguro, tente seguir as dicas abaixo, que podem ajudar a acabar com o problema.

1 – Elogie

Não são apenas as mulheres que gostam de elogios para se sentirem amadas, os homens também não têm como adivinhar o que você pensa sobre eles, se você não disser. Elogios sutis, como um “essa camisa fica muito bem em você” ou “seu cabelo fica muito bom desse jeito” fazem uma enorme diferença na autoestima do rapaz, que passa a ter mais segurança sobre seus sentimentos em relação a ele.

2 – Atenção à maneira como você age

Certo, você tinha uma vida antes de conhecer seu namorado e não deve abandoná-la por completo, porque nunca se sabe quando uma relação vai acabar, mas cuidado para não arranhar o brilho do seu relacionamento com as suas atitudes. Manter seus amigos por perto é saudável e até necessário, mas não terá efeito positivo sobre seu parceiro se você viver se jogando nos braços dos caras com quem anda ou se sempre deixa-lo de lado para sair com eles. Dosar o tipo de atitude que se tem é a chave para diminuir o estresse desnecessário.

Além disso, preste atenção ao tipo de comentários que faz, tanto sobre ele quanto sobre os outros homens com quem convive. Se você costuma elogiar os demais, enquanto o “diminui”, é possível que essa seja uma fonte de insegurança.

3 – Procure entender a história dele

Se seu parceiro teve relacionamentos nos quais foi enganado pela parceira, é provável que se sinta inseguro em uma nova relação. Fale com ele a respeito das experiências negativas que ele possa ter tido, demonstrando que você é diferente e não vai agir como a ex. Todos têm um passado e os “fantasmas” que permanecem atrapalham – e muito – o presente.

4 – Invista na comunicação

Uma comunicação aberta entre o casal é o segredo para resolver 99% dos problemas que um relacionamento pode trazer. No caso de insegurança, diga a ele que pode conversar com você a respeito de suas aflições e ciúme. Mantenha-se aberta ao diálogo, para entender os motivos do seu parceiro e poder ajuda-lo a superar as dificuldades que ele tem de confiar em você. Acredite, por mais chata que pareça uma discussão de relação, nesses casos ela ainda é muito melhor que aguentar seu namorado emburrado sem ao menos saber o que aconteceu para deixa-lo assim. Conversem, conversem e conversem.

Comentários
Dicas relacionadas