4 dicas para facilitar o dia-a-dia na cozinha

Optar por utensílios práticos diminui o tempo e o esforço gasto no preparo das refeições

Por Andressa Dias
4 dicas para facilitar o dia a dia na cozinha 4 dicas para facilitar o dia a dia na cozinha

Foto: Thinkstock

Sabemos que a vida da mulher moderna, em geral, é corrida e não sobra muito tempo para gastar na cozinha, afinal queremos gastar nosso tempo com a família e amigos – entre outras atividades prazerosas.

Para que você gaste menos tempo cozinhando e tenha mais tempo para gastar consigo mesma, selecionamos algumas dicas que você pode colocar em prática na sua vida. Confira.

1 – Deixe tudo organizado

Para facilitar sua vida na hora de cozinhar, é importante manter cada coisa em seu lugar e sempre guarda-la no mesmo lugar. Assim, você não perde tempo procurando utensílios perdidos pela cozinha.

Organize também a disposição dos alimentos e temperos para que tudo esteja à mão na hora de cozinhar. Especialmente os temperos devem ficar num local de fácil acesso caso você esqueça de pegá-los antes de começar a cozinhar.

Uma dica é usar potes transparentes para guardar arroz, sal, açúcar e outros produtos necessários para cozinhar. Desta forma, você facilita a identificação de cada um.

2 – Mantenha os utensílios da cozinha em bom estado

Sugerimos que você fique sempre atenta às condições em que estão os utensílios necessários para cozinhar. Por exemplo, suas facas estão bem afiadas e as panelas em bom estado?

Manter esses objetos em boas condições de conservação garante praticidade, qualidade na refeição e segurança. Se a sua panela de pressão está entupida, por exemplo, isso pode significar o risco de uma explosão perigosa em sua cozinha.

3 – Invista em equipamentos que facilitam sua rotina na cozinha

Utensílios como forma que tem um fundo removível, aparelhos para descascar e triturar e outros produtos práticos são fiéis companheiros da dona de casa que não tem muito tempo disponível para gastar cozinhando.

Sendo assim, se puder, invista em equipamentos que vão minimizar o tempo que você gasta no preparo dos alimentos. Um forno micro-ondas, por exemplo, já diminui o tempo gasto descongelando um alimento. Por isso, vale a pena investir em tecnologia para tornar o seu dia-a-dia mais prático na cozinha.

4 – Inove nas refeições usando sua criatividade

Se você acha que precisa elaborar pratos super incrementados para variar o cardápio semanalmente, deixe esse pensamento de lado agora mesmo. Com uma pitada de criatividade feminina, usando o que você tem em casa você poderá criar sempre pratos diferentes.

Um exemplo de ingrediente que pode ser preparado de diversas maneiras é o ovo. Um dia você o utiliza em um omelete, no outro dia, faz eles cozidos. As batatas também são alimentos versáteis. Varie a forma de preparo e os condimentos usados e você terá sempre pratos diferentes.

Siga as dicas e diminua significativamente o tempo que você gasta preparando e cozinhando os alimentos. Assim você poderá aproveitar melhor o seu tempo com atividades de lazer.