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3 saladas para o verão

Dicas para montar saladas saborosas usando alimentos pouco calóricos e molhos leves para incrementar

em 22/10/2014

Nos dias de calor, uma boa opção para fugir dos pratos quentes e pesados é preparar uma salada saudável e nutritiva. Existe uma variedade incrível de receitas. É possível usar alimentos com poucas calorias e incrementar com molhos e outras opções deliciosas.

Uma das dicas para as saladas de verão é abusar das folhas escuras, como a rúcula e o agrião, que são ricas em vitaminas e sais minerais. Além do valor nutritivo, o sabor picante das folhas escuras deixa a salada mais gostosa. Outra dica é incluir proteínas magras na salada. O peito de peru e os queijos, a exemplo do brie e do branco combinam muito bem.

Deixe o prato bem colorido misturando frutas com verduras. Use pera, maçã, manga, abacaxi e kiwi. Mas atenção, só corte e acrescente as frutas na hora de servir para evitar que escureçam ou murchem as folhas da salada.

Os molhos servem para dar aquele gostinho a mais na salada e, quando feitos em versões light e consumidos com moderação, ainda ajudam a ficar em dia com a balança. Substitua as receitas mais calóricas e os molhos para salada industrializados pelos que levam iogurte natural, azeite, polpa de fruta e ervas.

Escolha a sua salada!

Agora que você já aprendeu algumas dicas para preparar saladas para o verão, conheça três receitas saborosas à base de folhas e legumes, que podem ser servidas como entrada ou valer por um jantar completo.

Salada tropical

Esse tipo de salada tem de tudo um pouco. Mistura alimentos ricos em fibras, carboidratos, gordura boa e proteínas magras. Os ingredientes mais usados são alface, tomate, mussarela de búfala, azeitonas, manga, azeite e sal. Para dar um toque especial, complemente a salada tropical com um molho feito com iogurte desnatado, suco de limão, azeite, sal e pimenta.

Salada mediterrânea

O principal ingrediente da salada mediterrânea é a lentilha, por isso ela é uma boa fonte de proteína vegetal. Use também pepino, cenoura, rabanete, tomate e agrião. Para temperar, sal, limão e pimenta. Acrescente os temperos do seu gosto para incrementar a salada e se quiser, complemente com amêndoas.

Salada oriental

A receita leva quinoa e cogumelo shitake, dois alimentos riquíssimos em fibras e proteínas de boa qualidade. A salada oriental também combina com alho, cebola roxa, vagem e azeite. O molho tem que ser oriental para combinar com os ingredientes. Use shoyu, gengibre ralado, pimenta-dedo-de-moça e um cálice de vinho branco.

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