3 conselhos cientificamente comprovados para perder peso

Pesquisa aponta três atitudes que ajudam a controlar o consumo de calorias durante a dieta

Por Carolina Werneck
Atualizado em 15/07/2013 11:47
3 conselhos cientificamente comprovados para perder peso 3 conselhos cientificamente comprovados para perder peso

Foto: Thinkstock

O Centro de Investigação do Câncer Fred Hutchinston, nos Estados Unidos, publicou no Journal of the Adacemy of Nutrition and Dietetics os resultados de uma pesquisa feita com 123 mulheres entre 50 e 75 anos, com obesidade ou sobrepeso – e que mantinham um ritmo de vida sedentário.

As voluntárias foram divididas em dois grupos. Um deles seguiria uma dieta de restrição calórica durante um ano, enquanto o outro seguiria a dieta aliada à prática de exercícios físicos. Ambos os grupos foram orientados a manter um diário alimentar, anotando o que haviam ingerido, os horários, as quantidades e até mesmo a maneira com que tais alimentos haviam sido preparados.

Segundo a doutora Anne McTiernan, que dirigiu os estudos, “esta é a primeira vez que se mede o impacto de uma série de condutas de autocontrole no peso corporal. No que se refere à perda de peso, os estudos clínicos controlados e aleatórios que comparam as diferentes dietas descobriram que restringir as calorias totais é mais importante que a composição da dieta. Portanto, o objetivo específico de nossa investigação era identificar condutas que colaborassem com o objetivo principal de restringir as calorias”.

1 – Anote as calorias consumidas

Os resultados mostraram que a maioria das mulheres havia mantido uma dieta que continha entre 1200 e 2000 calorias diárias. No entanto, as voluntárias que mantiveram um registro honesto do que estava sendo consumido perderam, em média, 2,7kg a mais que as que não anotaram seu consumo.

Os pesquisadores afirmam que isso ocorreu porque, ao transcrever o que está sendo ingerido em um diário, a informação se torna mais “visível” para quem está tentando perder peso. Isso faz com que a pessoa passe a controlar melhor o número total de calorias ao final de um dia, esforçando-se para que estas não ultrapassem um limite pré-definido.

2 – Não “pule” refeições

A pesquisa mostrou ainda que as mulheres que admitiram “pular” refeições ou alimentar-se em horários aleatórios acabaram perdendo em média 3,6kg menos que as demais.

Comer sempre nos mesmos horários, afirmam os pesquisadores, condiciona o organismo a trabalhar de acordo com estes horários, o que significa que ele não vai economizar calorias com o objetivo de preservar o bom desenvolvimento de suas funções.

3 – Evite restaurantes

As voluntárias que comiam em restaurantes ao menos uma vez por semana também perderam menos peso. Em média 2,2kg a menos que as que comiam apenas em casa, principalmente no horário de almoço.

A diferença está relacionada ao fato de que, comendo em casa, tem-se um maior controle dos alimentos ingeridos diariamente, o que estimula uma dieta mais balanceada.

Os resultados, ao final de doze meses, apontam que as participantes perderam em média 11% do peso corporal que tinham ao iniciar a dieta.

A conclusão, segundo a doutora McTiernan, “é que para quem está tentando perder peso o principal conselho, baseados neste estudo, é que mantenham um diário alimentar para que consigam mais facilmente cumprir seu objetivo diário de consumo”.