Dicas de Mulher Dicas de Casa

12 utilidades diferentes da escova de dente

Faça a limpeza e aplicação de produtos de forma precisa em diversos locais com uma escova de dente

em 24/10/2014

Foto: Thinkstock

Todo mundo sabe que para a manutenção adequada da higiene bucal, deve-se trocar as escovas de dente de seis em seis meses. Mas isto não significa jogar fora uma escova praticamente nova, já que é possível reutilizá-la, principalmente como um item de limpeza da casa.

Como as escovas de dente têm cerdas macias, cabeça pequena e um longo cabo, elas são ótimas para limpar superfícies delicadas e locais pequenos ou profundos, bem como aplicar produtos de forma delicada e precisa.

Para que ninguém passe pela situação desagradável de confundir uma escova de dente reutilizada com a de sua higiene bucal, basta identifica-la com uma caneta marcadora permanente – aquelas usadas para escrever em CDs e DVDs, no cabo. Confira quais são os dezesseis usos das escovas de dente que facilitam a rotina:

1 – Limpar unhas

Uma escova de dente antiga pode virar uma nova escovinha para limpar possíveis sujeiras embaixo de unhas compridas.

2 – Aplicar tintura na raiz do cabelo

Escovas de dente são um grande aplicador de tintura nas raízes do cabelo, pois são extremamente precisas e têm ótima empunhadura, evitando que o produto seja aplicado na testa ou no couro cabeludo.

3 – Remover manchas nas roupas

Para tirar uma mancha na roupa de um alimento que caiu sem ter que molhar a roupa toda e sem correr o risco de espalhar a sujeira para outros locais deve-se usar uma escova de dente com um pouco de removedor de manchas.

4 – Limpar joias ou bijuterias

As cerdas das escovas de dente são macias o suficiente para não arranhar joias e bijuterias e seu tamanho reduzido tem excelente alcance em áreas sulcadas destes itens.

5 – Limpar um teclado de computador

Teclados são uma das coisas mais frustrantes para limpar se não se utilizar a ferramenta correta. Para conseguir ter sucesso neste tipo de limpeza basta colocar o teclado com as teclas para baixo e passar a escova de dente por toda a sua extensão. Desta forma, além de limpar as teclas e o espaço entre elas, é possível remover migalhas e poeira armazenadas.

6 – Limpar o interior do carro

Uma escova de dente antiga pode ser muito útil para limpar o interior do seu carro, principalmente o painel, com todos seus botões e teclas, e os vãos como o de suporte para copos.

7 – Limpar persianas

Escovas de dente são uma excelente ferramenta para a limpeza de persianas, pois varrem a sujeira de forma delicada sem entortar as hastes.

8 – Limpar manchas de tapetes

Manchas em tapetes sempre são um grande dilema de limpeza, pois apesar de ser necessário agir rápido para que a mancha não se torne definitiva, não se deve esfregar com muita força para que a trama do tapete não danifique. Assim sendo, a escova de dente é uma ótima ferramenta para ajudar neste tipo de limpeza, pois suas cerdas têm um toque suave que não irão desfazer os fios.

9 – Limpar vão entre móveis e eletrodomésticos

A escova de dente é ótima para alcançar alguns cantos bem estreitos, como os espaços entre a bancada da cozinha e um fogão cooktop, que são difíceis de limpar e acumulam muita sujeira.

10 – Limpar ralo da pia

A escova de dente é pequena o suficiente para ser a ferramenta perfeita para limpar toda sujeira viscosa, remover restos de comida e cabelos que se acumula no ralo das pias da cozinha e banheiro.

11 – Limpar rejunte entre azulejos

O rejunte entre os azulejos do banheiro é um dos lugares mais difíceis de limpar do manheiro, e que mais permite dar o aspecto de novo ao local, por isso, usar a escova de dente como aliada neste tipo de limpeza é bastante útil, já que ela permitirá esfregar o local melhor que uma esponja e aplicar produtos clareadores como a água sanitária com mais exatidão.

12 – Limpar caminhos das portas de correr e dobra do vaso sanitário

Os caminhos das portas de correr, principalmente das portas de correr dá área de chuveiros do banheiro e as dobras do vaso sanitário, além de serem de difícil alcance, costumam acumular um tipo de lodo, resultante da combinação da umidade com matéria orgânica. Para fazer uma super limpeza nestes locais inalcançáveis, nada melhor que uma escova de dente antiga.

Comentários
Dicas relacionadas