Dicas de Mulher Dicas de Saúde

100 maneiras de cortar 100 calorias

Com pequenas mudanças de hábito, como trocar um ingrediente ou outro da sua alimentação, é possível cortar 100 ou mais calorias

em 06/10/2014

Foto: Thinkstock

Pode parecer algo insignificante, mas, cortar 100 calorias por dia – e, consequentemente, 700 calorias ao longo da semana – pode trazer ótimos resultados para quem busca perder uns quilinhos extras ou, simplesmente, manter a forma.

E o melhor de tudo: você nem precisa fazer grandes sacrifícios para isso. Cortar 100 calorias do seu dia a dia é bastante simples: basta você excluir um ingrediente ou outro da sua alimentação; diminuir o consumo de algo mais calórico; se exercitar por alguns minutinhos; fazer algumas atividades em casa etc.

Enfim, abaixo você confere uma lista com diferentes maneiras de cortar 100 calorias do seu dia.

Claro, vale a pena destacar que os dados são uma média, afinal, as calorias de determinado alimento variam de acordo com a marca do produto, por exemplo, e ainda, com a quantidade consumida; além disso, o gasto calórico de uma pessoa ao fazer determinada atividade é bastante particular.

Mas, com as sugestões abaixo, dá para se ter uma ideia de como não é tão difícil assim cortar 100 calorias ao longo dia. Vale a pena conferir e, claro, aderir a alguma dessas dicas:

Alimentação

Foto: Thinkstock

1. Coma uma fruta antes do almoço ou jantar. Uma pesquisa da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, mostrou que quem come uma fruta cerca de 15 minutos antes de se alimentar chega a economizar até 187 calorias. Isso porque, tende a comer menos na refeição principal.

2. É final de semana e você pretende comer pizza?! Faça escolhas inteligentes: prefira, por exemplo, pizza de atum em vez de calabresa.

3. Na hora da pizza, outra dica é optar por uma fatia de pizza de rúcula com tomate seco em vez de uma de quatro queijos.

4. Opte por opções de pizzas sem Catupity ou requeijão.

5. Recuse as pizzas com bordas recheadas.

6. Dê preferência às pizzarias que oferecem pizzas com massa fina.

7. Prefira fazer uma minipizza em casa. Assim você pode utilizar massa integral e optar por ingredientes saudáveis e pouco calóricos. Além disso, não corre o risco de exagerar no consumo (já que fará somente uma unidade).

8. Vai comer um lanche? Não adicione Catupiry ou requeijão.

9. Na hora de comer o lanche, dispense catchup ou mostarda.

10. Não acrescente maionese nos seus lanches e/ou salgados.

11. Gosta de cream cheese? Opte pela versão light.

12. Resolveu “escapar” da dieta e tomar um sorvetinho no final de semana?! Evite, pelo menos, acrescentar cobertura nele.

13. Tome um picolé de fruta (limão ou uva, por exemplo) em vez de sorvete de massa.

14. Sempre tem vontade de tomar um sorvete?! Vai adorar essa sugestão de receita saudável, deliciosa e pouco calórica: coloque uma banana (já picada) dentro de um potinho no congelador. No meio da tarde, por exemplo, pegue os pedaços de banana congelada e bata com um pouquinho de água no liquidificador. Na hora de comer, você pode ainda acrescentar cacau ou canela em pó.

15. Tome uma sopa de vegetais como entrada (porém, sem batatas, queijos, creme de leite, sal etc.). Pesquisadores afirmam que essa medida pode ajudar a reduzir o valor calórico do prato seguinte em até 130 calorias.

16. Troque o morango com chantilly por morango com um pouco de iogurte de baunilha light.

17. Troque o pão de queijo por uma fatia de pão integral light com uma fatia bem fina de queijo branco.

18. Na padaria você tem o costume de comer pão na chapa com manteiga?! Mude este hábito: substitua o pão francês por um integral light com requeijão, também light.

19. Nas receitas que levam leite na preparação, coloque a versão desnatada.

20. Não resistiu e vai comer um chocolate? Faça uma boa escolha! Em vez de um Sufflair (que possui cerca de 270 calorias), opte por 1 Alpino (70 calorias) ou por um Sonho de Valsa (113 calorias).

21. Troque as balinhas doces (como chocolate ou caramelo, que possuem cerca de 40 calorias cada) por balas ou chicletes sem açúcar.

22. Fuja totalmente das frituras. Se estiver com vontade de comer batatas, por exemplo, faça-as no forno.

23. Troque a latinha de atum em óleo pela lata de atum em água.

24. Faça uma omelete somente com cebola e orégano, por exemplo, sem acrescentar pedaços de queijo.

25. Opte sempre por uma carne grelhada em vez de uma carne à milanesa.

26. Coma um filé de peixe assado em vez de um filé de peixe frito.

27. Parece “pouco”, mas não adicione nem duas fatias de queijo prato aos seus alimentos (tais como omelete, ovo mexido, tapioca etc.). Duas fatias desse tipo de queijo oferecem 110 calorias.

28. A mesma dica vale para a mussarela, duas fatias dela fornecem 100 calorias, por isso, evite colocá-las na preparação dos seus alimentos.

29. Não acrescente bacon aos seus alimentos (feijão, macarrão etc.)!

30. Não acrescente presunto aos seus alimentos (macarrão, por exemplo).

31. Não acrescente salsicha na preparação do molho do seu macarrão.

32. Não coloque creme de leite na preparação do molho do seu macarrão.

33. Evite colocar queijo parmesão ralado em cima dos pratos (especialmente no caso do macarrão). Isso porque, uma colher de sopa (10g) de queijo parmesão ralado tradicional possui 43 calorias. Ou seja, colocando 3 colheres de sopa você já passou de 100… Vale a pena cortar essas calorias extras!

34. Lembre-se de que o azeite é um alimento saudável, mas não deve ser usado exageradamente na hora de temperar a salada. Uma colher de sobremesa, em média, é o suficiente.

35. Troque os molhos prontos de salada por vinagre de maçã, aceto balsâmico, limão e laranja.

36. Vai preparar pipoca em casa (de panela)?! Esqueça a manteiga.

37. No restaurante, está difícil resistir à sobremesa? Proponha dividi-la com seu companheiro, assim você corta as calorias pela metade (e corta, no mínimo, 100 calorias!).

38. Opte sempre por arroz e pães integrais. Além de serem mais saudáveis, proporcionam mais saciedade e, consequentemente, você comerá uma quantidade menor do alimento.

Bebidas

Foto: Thinkstock

39. Nunca tome leite integral. Opte pela versão desnatada e, ainda assim, não exagere na quantidade.

40. Ao longo do dia, tome sempre água gelada em vez de água normal. Isso porque, um copo do líquido gelado faz o organismo gastar algo em torno de 10 calorias para fazer o líquido ficar com a mesma temperatura corporal.

41. Intercale a cerveja com um copo de água. Uma latinha de cerveja (350 ml) tem cerca de 140 calorias. Se, após tomar uma, você “der uma pausa” e beber um copo de água em vez de outra lata, cortará boa parte das calorias do seu happy hour.

42. Troque o vinho doce pelo vinho seco.

43. Não adoce seu café.

44. Deu vontade de tomar leite antes de dormir?! Bata quatro morangos ou uma banana com um copo de leite desnatado em vez usar duas colheres de sopa de achocolatado.

45. Fuja completamente dos refrigerantes! Está com vontade de tomar algo “diferente”?! Opte por uma água com gás.

46. Troque uma dose de vodca por uma taça de espumante.

47. Troque uma dose de whisky por uma taça de espumante ou de vinho.

48. Substitua o copo de suco de laranja (feito somente com laranjas), por uma “laranjada”, suco de uma fruta misturado com água e gelo.

Atividades físicas

Foto: Thinkstock

49. Caminhe por aproximadamente 20 minutos. Isso porque, uma pessoa de 70 kg, por exemplo, de forma geral, gasta cerca de 5,5 kcal/min numa caminhada. “Mas vale destacar que não dá para generalizar. A perda varia de pessoa para pessoa, levando em consideração: metabolismo individual e intensidade do treino”, destaca Vânia Dias, educadora física da Academia Contours.

50. Corra por aproximadamente 10 minutos. Porém, vale ressaltar mais uma vez que a queima calórica varia muito de uma pessoa para outra, portanto, este é só exemplo de uma pessoa que pesa cerca de 70 kg. “Algumas pessoas chegam a queimar, em 30 minutos de corrida (11 quilômetros por hora), aproximadamente 400 calorias, mas isso não é regra, vai depender de todas as condicionantes”, destaca a educadora física Vânia Dias.

51. Vá pela a escada em vez do elevador. Subir e descer escadas por cerca de 15 minutos ao longo do dia pode fazer você perder aproximadamente 100 calorias.

52. Divirta-se e exercite-se com pelo menos 10 minutos de Zumba.

53. Está calor?! Aproveite e nade por cerca de 10 minutos!

54. Ande de bicicleta por cerca de 30 minutos, para ir até a casa de um amigo, por exemplo.

55. Está na praia?! Aproveite para fazer uma atividade deliciosa: caminhe no mar com a água na canela por cerca de 21 minutos.

56. Pedale por 12 minutos na bicicleta ergométrica.

57. Faça 15 minutos de Body Pump.

58. Faça 15 minutos de ginástica aeróbica na academia.

59. Faça 15 minutos de ginástica olímpica.

60. Faça 20 minutos de musculação leve.

61. Faça 20 minutos aproximadamente de hidroginástica.

62. Jogue basquete por cerca de 11 minutos.

63. Jogue futebol por cerca de 9 minutos.

64. Jogue vôlei de quadra por aproximadamente 30 minutos.

65. Lute Boxe por cerca de 10 minutos.

66. Pratique mergulho por cerca de 30 minutos.

67. Pule corda por aproximadamente 15 minutos.

68. Pratique surfe (ou, pelo menos, tente surfar, se ainda não tiver prática) por meia hora.

69. Na praia, jogue frescobol por 20 minutos.

Dicas gerais

Foto: Thinkstock

70. Faça escova em casa. Vez ou outra pode até ser bom dispensar o cabeleireiro. Fazer escova nos próprios cabelos por 1 hora pode chegar a queimar até 100 calorias.

71. Beije muito, por cerca de 10 minutos! É possível perder aproximadamente 8 kcal/min, sabia?!

72. As paredes da sua casa estão precisando de uma pintura?! Faça você mesma! Em cerca de 40 minutos você pode perder 100 calorias ou mais!

73. Vá à padaria e/ou trabalhar a pé.

74. Trabalha praticamente o dia todo sentada?! Esforce-se para ficar um pouco mais em pé: quando for atender ao telefone, por exemplo, caminhe um pouco pelo escritório enquanto fala.

75. Leve seu cachorro passear. Em um passeio de 30 minutos no bairro você pode queimar cerca de 150 calorias.

76. Faça compras no supermercado por cerca de 40 minutos.

77. Prepare uma jantar para seus amigos em casa no final de semana. Cozinhando por cerca de meia hora, por exemplo, é possível queimar aproximadamente 90 calorias.

78. Dance sempre que possível! 15 minutos de dança fazem você queimar cerca de 100 calorias.

79. Meia hora de sexo pode fazer você queimar cerca de 100 calorias.

80. Ande a cavalo por cerca de 37 minutos. Essa é uma ótima dica para um final de semana, por exemplo!

81. Divirta-se enquanto queima aproximadamente 100 calorias: bastar andar de patins por cerca de 20 minutos.

82. Viajar é sempre bom, né? E arrumar a mala pode não ser tão ruim assim: se você fizer isso em 1 hora, gastará cerca de 100 calorias.

83. Gaste 38 minutos do seu dia arrumando um armário da sua casa.

84. Reúna os amigos e cante por aproximadamente 1 hora!

85. Se é aventureira, escale uma montanha por aproximadamente 11 minutos.

86. Faça sauna seca por 30 minutos.

87. Toque bateria por cerca de meia hora.

88. Toque violão por aproximadamente 40 minutos.

89. Toque piano por aproximadamente 40 minutos.

90. Passe o aspirador de pó em casa durante aproximadamente 17 minutos.

91. Varra a casa por cerca de meia hora.

92. Limpe as janelas da casa por aproximadamente 30 minutos.

93. Cuide do jardim, afofando a terra, replantando mudas, regando as plantas por cerca de meia hora.

94. Passe as roupas por cerca de 45 minutos.

95. Lave as roupas no tanque por 20 minutos.

96. Quem disse que fazer umas comprinhas no shopping não faz bem?! Em 24 minutos de passeio pelos corredores em uma caminhada moderada é possível gastar aproximadamente 100 calorias.

97. Jogue peteca por 20 minutos.

98. Jogue pingue-pongue por cerca de 10 minutos.

99. Lave a louça por aproximadamente 39 minutos.

100. Jogue boliche com os amigos por cerca de 34 minutos.

Gostou das dicas? Vale lembrar que os dados são uma média de como é possível cortar aproximadamente 100 calorias ao dia. Como se pode ver, as medidas não exigem grandes sacrifícios e podem realmente trazer bons resultados!

Comentários
Dicas relacionadas