Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Casa

10 usos surpreendentes para o sal

Fora da culinária, o sal pode ser usado como produto de beleza ou ser usado na limpeza da casa

em 11/10/2013

Foto: Thinkstock

Um dos principais ingredientes utilizados na culinária, o sal pode chegar a ser um vilão quando é adicionado às receitas em excesso. Para evitar problemas de saúde, é importante conhecer os diferentes tipos de sal existentes. Além disso, o sal pode ter usos surpreendentes fora da culinária.

Qual a diferença entre os tipos de sal?

O sal refinado é o mais utilizado no dia a dia. Devido ao processo de refinamento a que é submetido, essa variedade de sal é pobre em nutrientes. O sal marinho, por sua vez, conserva os minerais, porque é o sal integral.

Para quem sofre de hipertensão e outros problemas de saúde, o tipo mais indicado é o sal light. Ele contém apenas 50% de potássio e 50% de cloreto de sódio e, por ser mais fraco, a tendência é que se necessite de uma maior quantidade do produto. Já o sal iodado é enriquecido com iodo mineral e, por isso, é indicado para quem sofre de insuficiência de iodo no organismo.

Confira 10 maneiras bem diferentes de usar o sal de cozinha

1. Olheiras

Dissolva meia colher de chá de sal em uma xícara de água morna e, em seguida, molhe na mistura um pano limpo, aplicando sobre os olhos para acalmar as olheiras.

2. Esfoliante

Esfregar sal nas áreas de pele morta pelo corpo é uma boa maneira de esfoliar sem gastar com cremes e tratamentos caros.

3. Clareamento dental

Misture uma parte de sal e duas partes de bicarbonato de sódio para escovar os dentes. A combinação clareia os dentes e remove a placa, melhorando a saúde das gengivas. No entanto, por ser muito forte, seu uso deve ser esporádico.

4. Caspa

Massagear o couro cabeludo com sal antes de lavar os cabelos é uma forma de remover as células mortas e, assim, ajudar a combater a caspa.

5. Remover graxa

Misture uma xícara de sal e quatro xícaras de álcool para remover manchas de graxa de carpetes e tapetes.

6. Remover manchas de vinho

Jogue sal sobre o vinho recém-derramado nas suas peças de roupa. Quando o sal estiver seco, lave a peça com água fria.

7. Limpar aquários

O sal não iodado é uma excelente opção para limpar o interior de aquários, mas atenção: é fundamental utilizar apenas o sal não iodado, além de lavar bem o aquário antes de enchê-lo novamente.

8. Retirar a gordura de panelas

Corte um limão ao meio e polvilhe-o com sal. Em seguida, esfregue naquelas panelas que estão engorduradas.

9. Remover o odor da geladeira

Ao limpar o interior da geladeira, utilize uma mistura de água e sal. Dessa forma, o odor característico da geladeira será removido.

10. Limpar objetos de prata

Bijuterias e utensílios de prata podem voltar a ser brilhantes se você esfrega-los com sal e um pano seco.

Alerta: Resolução da ANVISA sobre o sal iodado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou a quantidade de iodo no sal. A resolução RDC 23/2013 determina que a adição de iodo no sal esteja entre 15 mg/kg e 45 mg/kg. Anteriormente, a quantidade deveria ser entre 20 mg/kg e 60 mg/kg.

O iodo passou a ser incorporado ao sal a partir da década de 1950, porque ajudava a combater o bócio, doença causada pela falta de sal no organismo humano. No entanto, como o excesso de iodo também pode ser prejudicial à saúde, a ANVISA passou a limitar a quantidade usada pela indústria.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas