10 hábitos que você deve evitar para ser mais produtiva

Otimize o seu tempo e seja mais produtiva em casa e no trabalho

Por Andressa Dias
10 habitos que voce deve evitar para ser mais produtiva 10 hábitos que você deve evitar para ser mais produtiva

Foto: Thinkstock

Seja no dia-a-dia, em casa ou no trabalho, ser produtiva sempre é um desafio quase impossível. Porém, felizmente é perfeitamente viável aumentar seu nível de produtividade evitando alguns hábitos que podem tomar seu tempo útil e desviar o seu foco do que realmente deve ser feito. Tome nota desses hábitos e aplique desde já as dicas em sua vida.

1 – Checar o e-mail toda hora

Já parou para perceber quantas vezes você verifica seu e-mail por dia? E em quantas dessas vezes, há algo realmente útil ou que você deva fazer te esperando na caixa de entrada?

Olhar o e-mail toda hora pode dar a falsa impressão de que você está sendo produtiva, porém esses preciosos minutos, quando somados, causam verdadeiro estrago no tempo útil do seu dia.

2 – Arrumar desculpas

É comum que quando a gente tem muita coisa para fazer, a gente acabe criando diversas desculpas para não fazê-las. Frases começando com “mas” devem ser evitadas. Não deixe que o pensamento ou a preguiça te sabotem.

3 – Ficar lendo notícias ou redes sociais

Outra coisa que pode tirar o seu foco e te impedir de terminar seus afazeres, seja em casa ou no trabalho, é ficar checando sites de notícias e as redes sociais.

À primeira vista podem parecer inofensivos, mas ao começar a ler algo, você acaba sendo atraída por outra coisa, que te leva à outra coisa e você acaba perdendo bastante tempo com algo que não te ajudou no que você tinha para fazer.

4 – Fazer várias coisas ao mesmo tempo

Muitas vezes nos enganamos achando que ao começarmos várias coisas ao mesmo tempo conseguiremos sermos mais produtivos. Entretanto, isso pode acabar sabotando a nossa produtividade. Talvez seja melhor iniciar e se focar em uma coisa de cada vez. Ou no máximo duas. Para não perder tempo e conseguir fazer o que você tem que fazer.

5 – Usar o celular

Ficar trocando mensagens ou papeando no celular com seus amigos, parceiro ou familiares é outro hábito que deve ser evitado para otimizar o uso produtivo do seu tempo. Apesar de parecer que o celular toma pouco tempo, acabamos não percebendo quantos minutos ou até horas do dia perdemos com o aparelho.

6 – Ficar reclamando

Reclamar da falta de tempo ou do excesso de coisas que se tem a fazer é outro sabotador da produtividade de qualquer pessoa. Tendemos a ficar nos lamentando sobre esses problemas justamente quando deveríamos estar resolvendo ou fazendo algo. Portanto, se policie para reclamar menos e fazer mais.

7 – Deixar tudo muito bagunçado

Ter que arrumar a mesa, o home office ou o quarto para poder conseguir fazer alguma coisa é outro empecilho para a produtividade. Manter a ordem ajuda a te encorajar a ser mais produtiva. Quando você pensa em fazer algo e olha para a bagunça que está o local, provavelmente pensa “mas ainda vou ter que arrumar tudo…”. E é aí que mora o perigo.

8 – Enrolar para começar algo

Além do que já foi mencionado, ficar enrolando para começar qualquer coisa aumenta muito a possibilidade de você desistir de fazê-la.

A dica para evitar isso é começar a fazer suas tarefas pela mais difícil e deixar as mais tranquilas para depois. E na hora de iniciar, comece de uma vez e quando menos imaginar, já terá terminado. Evite ficar se enrolando fazendo outras coisas antes de iniciar a tarefa.

9 – Objetivos realistas

Outro sabotador de produtividade do qual você deve fugir sempre é o objetivo irreal. Traçar metas além da sua capacidade e do seu tempo é desmotivador. Prefira planejar o seu dia e suas tarefas com atividades que estejam ao seu alcance. E aos poucos você conseguirá riscar tudo na sua lista de coisas a fazer.

10 – Perfeccionismo exagerado

Querer ser perfeccionista em tudo que faz no seu dia é outra coisa que pode acabar te impedindo de ter a produtividade esperada. É claro que você não precisa abandonar o seu jeito caprichoso e perfeccionista de fazer as coisas. Porém, também não é necessário querer ser assim com tudo, afinal nem sempre há tempo para fazer tudo da maneira que queremos. Às vezes dá tempo apenas de fazer, não de fazer com perfeição.